SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ALTO DO RODRIGUES IMPLANTOU UMA SÉRIE DE AÇÕES NO SENTIDO DE PROMOVER A MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DO MUNICÍPIO


Pensando em promover a melhoria da qualidade do ensino, a secretaria de Educação de Alto do Rodrigues implantou um projeto de ampliação da jornada escolar para os alunos do Ensino Fundamental, anos finais, em duas escolas da rede. As atividades são desenvolvidas com as turmas: 7º. 8º. e 9º. da Escola Municipal Walfredo Gurgel e com os alunos do 8º. e 9º ano da Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo. O projeto consiste na ampliação da carga horária das disciplinas de Português e Matemática, no contra turno escolar e visa fomentar atividades para melhorar o conhecimento e a aprendizagem, atendendo as necessidades dos alunos, e consequentemente elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O trabalho iniciou ainda em 2015, e trouxe muitas contribuições para educação do município. A mais importante foi à seleção de 23 alunos para os diversos cursos do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN), Campus Macau e Ipanguaçu.
Agora em 2016, a secretaria de Educação passou a oferecer, também no contra turno, oficinas de ciências, esporte, música e teatro para os alunos do 6º. ao 9º. das duas unidades de ensino.
E reforço escolar, nas disciplinas de português e matemática, exclusivamente, para os alunos com deficiência na leitura, escrita, interpretação textual e domínio das quatro operações, dos 6º. anos da Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo.
A intenção é promover maior aprendizagem, desenvolvendo competências e habilidades adequadas, mudanças de atitudes e comportamento que possa contribuir para a vida dos educandos na sociedade. Além do cumprimento da meta 06 do Plano Municipal de Educação que é oferecer educação de tempo integral, em 50% nas escolas públicas, de forma atender pelo menos a 25% da educação básica até a vigência do plano.
O desafio de melhorar a educação do município, não se caracteriza somente pela ampliação do currículo e implantação de oficinas de caráter pedagógicas, mas também, pelo conjunto de investimentos que a prefeitura, através da secretaria de Educação, vem fazendo ao longo da atual gestão.
Escolas bem estruturadas, climatizadas, com espaços para esporte e lazer, merenda de boa qualidade, profissionais habilitados, formação continuada, principalmente, nos anos iniciais do ciclo de alfabetização. Todas essas ações são fundamentais para melhorar a qualidade do ensino e aumentar o desempenho escolar dos alunos.