ERUPÇÃO DO VULCÃO AGUNG FECHA 3 AEROPORTOS NA INDONÉSIA E AFETA 446 VOOS



As autoridades da Indonésia anunciaram, nesta sexta-feira (29), o fechamento temporário de três aeroportos, nas ilhas de Java e Bali, após a erupção do vulcão Agung, que afeta quase 450 voos e cerca de 75 mil passageiros.
As instalações dos aeroportos permanecerão fechadas até o período da tarde, quando as autoridades reavaliarão a situação.
Além disso, outros dois aeroportos, com voos domésticos, ambos no leste da ilha de Java, suspenderam suas operações.
A Agência Nacional de Mitigação de Desastres estimou em pelo menos 446 voos cancelados, deles 207 internacionais, e 74.928 passageiros afetados, em um comunicado divulgado nas redes sociais.
A erupção enviou uma coluna de cinza de até 2.500 metros de altura, disse o porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho, embora o nível de alerta não tenha sido elevado, que permanece em situação moderada.
Desde o ano passado, o vulcão Agung, localizado ao leste de Bali, entrou em erupção em várias ocasiões e com diferentes intensidades.
Em novembro, a atividade do Agung obrigou o fechamento do aeroporto durante vários dias consecutivos, atrapalhando as visitas à ilha de Bali, e acarretando na evacuação de cerca de 30 mil pessoas que residem nos arredores do vulcão.
Mais de cinco milhões de turistas estrangeiros visitaram Bali em 2017 por via aérea, segundo a operadora do aeroporto.
A última grande erupção do Agung ocorreu em 1963, durou um ano e matou mais de 1 mil.