Postagens

Mostrando postagens de Setembro 21, 2018

GOVERNO ROBINSON É DESAPROVADO POR 72% DOS ELEITORES, SEGUNDO O IBOPE

Imagem
A pesquisa Ibope/InterTV Cabugi também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a maneira de governar de Robinson Faria (PSD).
Os resultados são os seguintes:
Aprovam: 22%
Desaprovam: 72%
Não sabem avaliar: 6%
A pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos. Foram ouvidos 812 eleitores em todas as regiões do Estado, entre os dias 18 e 20 de setembro.
Registro no TRE: RN-08720/2018 Registro no TSE: BR‐0811/2018 Intervalo de confiança é de 95%.
OBS: 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado.

PESQUISA IBOPE: CARLOS EDUARDO APRESENTA MAIOR CRESCIMENTO

Imagem
Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte:
Fátima Bezerra (PT): 39%
Carlos Eduardo (PDT): 25%
Robinson Faria (PSD): 13%
Breno Queiroga (solidariedade): 3%
Professor Carlos Alberto (PSOL): 2%
Freitas Jr. (Rede): 1%
Dário Barbosa (PSTU): 1%
Heró Bezerra (PRTB): 1%
Brancos/nulos: 11%
Não sabe ou não respondeu: 5%
A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.
No levantamento anterior, feito de 14 a 16 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes: Fátima Bezerra, 34%; Carlos Eduardo, 15%; Robinson Faria, 8%; Brenno Queiroga, 1%; Professor Carlos Alberto, 2%; brancos ou nulos; 31%; não sabe ou não respondeu, 9%. Freitas Jr, Dario Barbosa e Heró Bezerra não pontuaram na primeira pesquisa.

Sobre a pesquisa
A coleta dos dados da Ibope, encomendada pela InterTV Costa Branca, acon…

ALÉM DE QUEDA COICE ( APAGÃO E RESULTADO NEGATIVO DA PESQUISA IBOPE)

Imagem
O governador Robinson Faria vive um verdadeiro inferno astral nesta reta final de campanha, a medida que o tempo passa mais diminui suas chances de reeleição. 
Hoje aconteceu um destes rotineiros imprevistos por onde passa - logo na entrada da cidade de Alto do Rodrigues, quando o governador e seus aliados iniciaram um desfile em carro aberto acenando para as pessoas que passavam na rua, veio um apagão, deixando o governador e comitiva as escuras. 
O blecaute obrigou o governador ir para a casa do seu apoiador Eider Medeiros, que assistiu a caravana visitante  a luz de vela. 
O pior aconteceu quando sua assessoria deu ciência do resultado da pesquisa Ibope. 
O governador não escondeu seu descontentamento, disfarçando de forma aparente que iria reverter os índices negativos nestes dias finais. 
Uma dúzia de militantes que estava na ocasião, tratou logo de confortar o governador diante do desconforto da noticia. 
A última informação é que a carruagem do governador pegou a RN 118 em direção ao…

REJEIÇÃO A ROBINSON FARIA É SUPERIOR A 50%

Imagem
Com informações do G1RN
A pesquisa do Instituto Ibope mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). O governador Robinson Faria (PSD) é o mais rejeitado.
Os entrevistados podem citar mais de um candidato, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices:
Robinson Faria (PSD): 52%
Fátima Bezerra (PT): 24%
Carlos Eduardo (PDT): 19%
Dário Barbosa (PSTU): 14%
Freitas Jr. (Rede): 13%
Heró Bezerra (PRTB): 13%
Brenno Queiroga (Solidariedade): 12%
Professor Carlos Alberto (PSOL): 11%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe ou prefere não opinar: 10%
Sobre a pesquisa (ficha técnica):
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais Quando a pesquisa foi feita: 18 a 20 de setembro Registro no TRE: RN-08720/2018 Registro no TSE: BR‐0811/2018 O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atu…

PESQUISA IBOPE NO RIO GRANDE DO NORTE: FÁTIMA, 39%; CARLOS EDUARDO, 25%; ROBINSON, 13%

Imagem
Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte:
Fátima Bezerra (PT): 39%
Carlos Eduardo (PDT): 25%
Robinson Faria (PSD): 13%
Brenno Queiroga (solidariedade): 3%
Professor Carlos Alberto (PSOL): 2%
Freitas Jr. (Rede): 1%
Dário Barbosa (PSTU): 1%
Heró Bezerra (PRTB): 1%
Brancos/nulos: 11%
Não sabe ou não respondeu: 5%
A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. No levantamento anterior, feito de 14 a 16 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes: Fátima Bezerra, 34%; Carlos Eduardo, 15%; Robinson Faria, 8%; Brenno Queiroga, 1%; Professor Carlos Alberto, 2%; brancos ou nulos; 31%; não sabe ou não respondeu, 9%. Freitas Jr, Dario Barbosa e Heró Bezerra não pontuaram na primeira pesquisa.
Rejeição
O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candid…

CADÊ O POVO?… : O GOVERNADOR ROBINSON CHEGOU EM MACAU, FOI EMBORA E NÃO DISSE PARA QUE VEIO

Imagem
A tão esperada movimentação do governador Robinson Faria na cidade de Macau fez muito alarde mas não disse nada ao povo salineiro.

Apos percorrer algumas ruas de da cidade salineira, a movimentação do governador Robinson encerrou percurso em frente a praça da conceição. Lá estavam  Márcia Maia, seu filho Fabio Faria e os apaniguados da PM de Macau, prefeito TLemos e familiares.
O estranho



Depois de está ausente com ações para o município de Macau o governador entra e sai de Macau sem dá uma palavra. Não sei se por falta de público ou de constrangimento qualquer da coitiva governamental ou estratégia para não ser vaiado na Praça da Conceição.
Pois 
Se o propósito de vim à Macau era prestar contas do seu governo, por que o governador foi embora sem dizer uma palavra ao povo salineiro?…Falta de carro de som não foi, pois havia um carro de locução na comitiva em frente a Praça da Conceição.
Veja o vídeo do encerramento da carreata do governador em Macau  e tire suas conclusões:
CIDADE DO SAL

ROBINSON RECEBE REPRESENTAÇÃO POR CIRCULAÇÃO IRREGULAR DE CARROS DE SOM

Imagem
A coligação 100%RN, representada pelo advogado Rodrigo Alves, representou contra o candidato Robinson Faria (PSD), em virtude da circulação irregular de carros de som do candidato no Interior.
O juiz Ricardo Tinôco deferiu a liminar e determinou a proibição imediata da reexibição e eventuais veiculações da propaganda irregular por meio de carro de som, devendo ser usada somente dentro dos limites da legislação eleitoral, sob pena de estipulação de multa por cada reiteração comprovada da conduta vedada, que fixo no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais), limitando-se o valor máximo a R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
Foto: Reprodução/Blog do Seridó.


ADENDO: ALTO DO RODRIGUES:Na tarde desta sexta-feira (21), circulava pelas ruas da cidade, um carro de som, do candidato Robinson Faria, convidando a população para um comício na avenida Ângelo Varela. De acordo com a nova legislação eleitoral vigente, essa prática é vedada, e se comprovado, pode gerar aplicação de multa, cancelamento …

COMERCIANTE É MORTO A TIROS NO CENTRO DE ITAJÁ

Imagem
O comerciante Francisco Laércio de Oliveira, conhecido por Dom, foi morto a tiros no inicio da tarde desta sexta-feira, 21, no Centro da cidade de Itajá. A Polícia Militar de Assu, que fica perto, confirmou a ocorrência de homicídio.
As primeiras informações são de que Dom estava num bar na Rua Alferes Guilherme, quando teria sido surpreendido pelos atiradores. Ele ainda teria tentado fugir, mas não conseguiu. Os atiradores ou atirador fugiu antes da chegada da policia.
A Polícia Militar de Assu saiu em reforço o destacamento da corporação em Itajá. O delegado Cidorgeton Pinheiro, de Assu, também foi acionado para iniciar as investigações. O Instituto Técnico-científico de Perícia, de Mossoró, foi acionado para remover o corpo.
Francisco Laércio, o Dom, é irmão de Francisco Moézio de Oliveira, ex-presidiário assassinado com tiros de doze no Centro da cidade de Itajá no dia 29 de janeiro deste ano. Francisco Moézio havia sido preso por roubo e apropriação indébita.

IRMÃO DE ZENAIDE MAIA VIRA RÉU POR CORRUPÇÃO PASSIVA E LAVAGEM DE DINHEIRO

Imagem
O juiz Mário Jambo, 2ª Vara Federal, decidiu pelo recebimento da ação de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato, associação criminosa e crime contra licitações, após denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF), tornando réu o ex-deputado João Maia (PR), que disputa uma vaga na Câmara dos Deputados, e que é irmão da candidata ao Senado Zenaide Maia (PHS). O processo está concluso para decisão desde o dia 13 de setembro.
Com o recebimento da denúncia, o irmão de Zenaide Maia vira réu no inquérito relacionado com a Operação Via Trajana, deflagrada em julho passado pelo MPF, que apura um esquema de corrupção dentro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Norte. O mecanismo envolvia o recebimento de propinas de empresas do setor de construção civil e ex-integrantes da superintendência do órgão.
Além de João Maia, também são réus Flávio Giorgi Medeiros Oliveira, o “Flávio Pisca”; a ex-esposa e o ex-sogro do deputado, Fernanda Siquei…

MORRE DONA DA PENSÃO EM QUE ADÉLIO SE HOSPEDOU

Imagem
Morreu no início da semana Aparecida Maria da Costa, dona da pensão onde Adélio Bispo de Oliveira estava hospedado em Juiz de Fora.
Ela tinha câncer terminal, segundo uma das filhas.
Na semana passada, Aparecida foi ouvida pela Polícia Federal no âmbito do inquérito que apura o crime contra Jair Bolsonaro.
Você sabe das novas revelações sobre o atentado a Bolsonaro? O mistério aumenta. 
Confira AQUI.


GOVERNADOR PODE FICAR INELEGÍVEL APÓS DENUNCIA DE ABUSO DE PODER E CONDUTA VEDADA

Imagem
A coligação do Lado Certo, da candidata a governo do RN, Fátima Bezerra (PT), denunciou o governador Robinson Faria (PSD), bem como seu candidato a vice Tião Couto (PR), por abuso de poder político, econômico e conduta vedada. Foi feita a solicitação para que uma multa seja aplicada contra o governador e sua inelegibilidade, com base na divulgação de peças publicitárias do Governo do RN no intuito de promover a pessoa de Robinson Faria e cita também que as despesas com publicidade do Governo do Estado, no primeiro semestre de 2018, representaram quase o dobro da média de gastos realizados nos três exercício anteriores.
Segundo a denúncia, apesar de ser proibido a veiculação, por causa do período eleitoral, o site do Governo do Estado mantém propagandas massificando a imagem do governador.
Com base na denúncia, Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Cornélio Alves, determinou, nesta quarta (19/09) que o Governo do Estado retire do site, em 48 horas, toda a propaganda institucional …

EZEQUIEL DESAFIA RADIALISTA GEAN CARLOS A SAÍREM NO TAPA E O CHAMA DE VAGABUNDO

Imagem
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputadoEzequiel Ferreira (PSDB), realizou comício na noite desta quinta-feira, 20, em Angicos e o que trouxe foi um dos discursos mais baixos de toda história política da cidade.
Com muita baixaria em suas palavras atacando os grupos adversários, Ezequiel foi agressivo nas palavras durante o seu pronunciamento e desafiou o radialista e apresentador do Jornal Cabugi Notícias da FM Cabugi Central, à saírem na tapa.

Em um ato de desespero do deputado Ezequiel, diante das verdades que o radialista vem mostrando com responsabilidade no programa jornalístico de maior audiência da cidade, ele se descontrolou e chamou o radialista Gean Carlos de vagabundo.

Ezequiel, de certa forma, ficou descontrolado pelo fato de ser investigado no esquema de funcionários fantasmas e que Gean vem trazendo a tona diariamente através da rádio ao povo angicano. Tendo inclusive, o sobrinho da secretária de Saúde, Nataly Felipe, e indicação do prefeit…

NOVA ELEIÇÃO EM CAMPESTRE EM 4 MUNICÍPIOS DO RN

Imagem
Neste sábado (22) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) fará uma Eleição Simulada em quatro municípios do estado, todos pertencentes à 15ª Zona Eleitoral: São José do Campestre, Serra de São Bento, Lagoa D’Anta e Monte das Gameleiras. O vice-presidente do TRE-RN e Corregedor Eleitoral, Desembargador Cornélio Alves, irá acompanhar a simulação.
Os eleitores desses municípios estão sendo convidados a colaborar com o processo que tem o propósito de testar todo o sistema eleitoral, a qualidade da identificação biométrica, o tempo médio de votação e o sistema de transmissão dos dados das urnas eletrônicas. “Será o grande teste antes de 07 de outubro. Teremos Eleições Gerais, com seis telas de votação e com 100% da biometria. A simulação vai ajudar a Justiça Eleitoral a identificar e corrigir as possíveis falhas”, disse o Desembargador Cornélio Alves.
Nos quatro municípios serão instaladas 17 urnas em quatro escolas, uma em cada sede. O TRE-RN montou uma estrutura para …

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECOMENDA ANULAÇÃO DE PARTE DE CONCURSO DA UFRN

Imagem
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a anulação de parte do Concurso Público de Professor da Carreira do Magistério Superior, Classe Adjunto A (Edital n.º 35/2017). O pedido se refere especificamente à área de Teoria Sociológica e o MPF requer o cancelamento imediato de todos os atos relacionados a essa área, inclusive a eventual nomeação de candidatos.
De acordo com a recomendação, as provas didáticas do concurso tiveram o resultado publicado no dia 7 de abril deste ano. Como o prazo para recursos era de 24 horas e cairia em um domingo, por previsão do próprio edital deveria ser estendido para 9 de abril, uma segunda-feira. Contudo, a etapa seguinte do concurso (Prova de MPAP – Apresentação de Memorial e Projeto de Atuação Profissional) acabou sendo realizada antes, em 8 de abril.
Devido a essa e outras irregularidades, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da universidade chegou a anular por unanimida…

SEGUNDA-FEIRA À NOITE SERÁ DIVULGADO UMA NOVA RODADA DO IBOPE PARA PRESIDENTE.

Imagem
Segunda-feira à noite será divulgado uma nova rodada do Ibope para presidente. Os inquiridos em campo para entrevistar 2.002 eleitores de todo o Brasil no sábado e no domingo.

CANDIDATOS AO GOVERNO DO RN CUMPREM AGENDA PELO ESTADO NESTA SEXTA-FEIRA

Imagem
Os candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte cumprem nesta sexta-feira, 21, agenda em diversas regiões do estado. Entre os compromissos estão reuniões, caminhadas e entrevistas. Confira: Robinson Faria (PSD) 12h – Faz carreata de Ceará-Mirim, passando por Taipu, João Câmara, Jandaíra, Distro de Baixa do Meio e Pendências. Concentração: Praça da Igreja Matriz; 20h30- Realiza comício no município de Assu, na região do Vale do Açu. Carlos Eduardo (PDT) 7h30 – Entrevista na Rádio Rural 91FM; Caravana12 pelo Oeste 11h – Triunfo Potiguar; 13H- Janduis; 14h30 – Messias Targino; 16h – Rafael Godeiro; 17h – Almino Afonso; 28h30 – Patú; 20h30- Campo Gtande. Fátima Bezerra (PT) 8h –  Caravana Fátima pelo RN(Seridó Central)- Concentração: São Vicente, Florânia, Jucurutu, São Rafael, Santana do Matos, Angicos,Itajá e Assu. Brenno Queiroga (Solidariedade) 15h- Participa de evento político em Santana do Matos Carlos Alberto (PSOL) 6h- Visita à Ufersa; 12h45- Entrevista à Rádio Rural de Mossoró; 15h- Visita a Baraúna; 1…

ARROZ E FEIJÃO SÃO OS ALIMENTOS MAIS DESPERDIÇADOS NO BRASIL, DIZ PESQUISA

Imagem
Base da alimentação do brasileiro, o arroz e o feijão representam 38% do montante de alimentos jogado fora no país. O dado faz parte da pesquisa sobre hábitos de consumo e desperdício de alimentos, do projeto Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil, liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV).
A pesquisa ouviu 1.764 famílias de diferentes classes sociais e de todas as regiões brasileiras. O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais relativos ao total desperdiçado.
"A grande surpresa foram as carnes aparecerem com um índice tão alto de desperdício, um produto de alto valor agregado, de alto valor nutricional e que é desperdiçado. E destaco ainda o leite, que é o quinto grande grupo mais jogado fora", disse o professor de marketing da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV, Carlos Eduardo Lourenço.
Os…

HOMEM É ALVEJADO NO CENTRO DE ALTO DO RODRIGUES

Imagem
Um homem popularmente conhecido por "Cris Neves", foi alvejado por volta das 10h, no centro de Alto do Rodrigues.

De acordo com informações coletadas pela reportagem do blog PANORAMA DO ALTO, nas proximidades da Escola Estadual Professor Luiz Carlos, onde teria acontecido o crime, o autor seria um menor de idade. 


Policiais militar e civil estiveram no estabelecimento de ensino, colhendo informações e breve teremos mais detalhes sobre o caso. A princípio, populares disseram apenas que um tiro teria atingido o peito de Cris Neves.
Panoramadoalto

PESQUISA OPINE/BAND: ROBINSON É O MAIS REJEITADO

Imagem
Com informações do Portal Nominuto
A pesquisa Opine/Band avaliou a rejeição dos candidatos ao Governo do Estado (estimulada e múltipla). O governador Robinson Faria (PSD) é o mais rejeitado com 38,8%. Fátima Bezerra (PT) vem em seguida com 10% e Carlos Eduardo Alves (PDT) tem 7,3%. Heró Bezerra (PRTB) tem 1,2%; Brenno Queiroga, 0,8%; Dario Barbosa (PSTU), 0,7%; Freitas Júnior (REDE), 0,5%; Professor Carlos Alberto (PSOL), 0,5%; indecisos ou não souberam, 16,7%; Não responderam, 1,8%; Nenhum, 22,2%. Totalizando 101,3%. O total apresenta um percentual superior a 100% devido às múltiplas respostas. 49,2% dos entrevistados consideram péssima a administração do Governo Robinson.
Avaliação de Governo
A pesquisa Opine/Band também revelou a avaliação da administração do atual governo. Para 49,2% dos entrevistados, o governo de Robinson Faria foi considerado péssimo, 13,6% o consideram ruim, 27,3% regular, 0,7% ótimo e 6,6% bom.

MÉDICO PEDRO CAVALCANTI É EXONERADO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

Imagem
O governador Robinson Faria exonerou nesta quinta-feira, 19, o secretário estadual de Saúde, o médico Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho, que atuava na pasta desde 9 de maio deste ano.
A portaria de exoneração foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE).
Com a saída de Pedro Cavalcanti, os atos administrativos serão assinados, ainda que de forma temporária, pelo secretário adjunto da saúde estadual, Sidney Domingos Ferreira de Souza e Santos.
Desde o início do governo Robinson, esta é a quarta alteração na pasta de saúde. A última mudança aconteceu em maio passado, quando Pedro Cavalcanti assumiu o lugar de George Antunes, que hoje é o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
O Governo do Estado ainda definiu um substituto para a vaga de secretário estadual de saúde.

URNAS ELETRÔNICAS ESTARÃO PRONTAS PARA VOTAÇÃO NO DIA 28

Imagem
As 8.043 urnas eletrônicas que serão usadas durante as eleições no Rio Grande do Norte deverão estar prontas para uso no dia 28 de setembro. Essa é a data prevista para que seja concluído o carregamento dos dados dos equipamentos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). O trabalho começou pelas urnas de Natal, nesta quinta-feira (19). Ao todo, são 1.465 dispositivos de votação. As máquinas estão sendo carregadas no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje) e devem ficar prontas nesta sexta (21).
A partir da próxima terça-feira (25), começam a receber os dados as urnas da Região Metropolitana e demais cidades do interior. Do total de urnas, o TRE-RN prevê que serão usadas 7.389 para a votação e 67 vãos ser disponibilizadas para o recebimento de justificativas.
Outras 587 vão ficar reservadas para serem usadas caso seja necessário substituir algum equipamento. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN, Marcos Maia, após o carregamento dos dados h…

EM EXTREMOZ, CARLOS EDUARDO AFIRMA QUE ESTARÁ NO SEGUNDO TURNO

Imagem
Avança a campanha eleitoral e o candidato a governador pela coligação 100%RN, ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), aponta sua presença no segundo turno contra a senadora Fátima Bezerra (PT), como chance única para o eleitor escolher entre sua capacidade de gestor e “a completa inexperiência da adversária. A situação do Estado não é para principiantes e quem nunca administrou nada”.
Carlos Eduardo fez a análise nesta quinta-feira (20), quando visitou Extremoz, na Região do Grande Natal, para movimentação política. “Entramos na reta final, o quadro vai se configurando para o segundo turno, que deveremos disputar com a senadora do PT”.
O candidato afirmou que nada melhor do que comparar seu trabalho em quatro mandatos de prefeito de Natal, sempre reeleito com maiorias crescentes com o de “uma candidata sem o mínimo de experiência no serviço público, de postura radical e separatista, querendo dividir as pessoas por posições ideológicas sectárias”, observou Carlos Eduardo. Em Extremoz,…

STYVENSON EMITE NOTA

Imagem
Nota do Capitão Styvenson:
Sobre a notícia publicada recentemente em seu Blog, quero reafirmar que não sou proprietário do veículo mencionado nem o estava conduzindo.
Minha condição era apenas de carona e, por isso mesmo, não questionei sobre o porte de documentos.
Diante da abordagem policial, que muitas vezes realizei, fiz questão de me isentar, em silêncio, para que qualquer palavra não fosse interpretada como uma tentativa de ingerência.
É importante lembrar que o porte do Certificado de Licenciamento Anual é obrigatório, porém, desde 2016, “é dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado”. É o que diz o Parágrafo Único do artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro.