CREA-RN INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NOS PRINCIPAIS POLOS CARNAVALESCOS



Nesta quinta-feira (28) começa a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) nos tradicionais polos carnavalescos do Estado. Os fiscais vão percorrer todas as regiões a fim de garantir que as montagens e instalações das estruturas das festas sejam acompanhadas por responsáveis técnicos habilitados. Este é o segundo ano consecutivo que o órgão realiza a campanha Carnaval Legal e desta vez será estendida para os dois dias que antecedem a folia.

De acordo com a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, durante coletiva com Cosern e Corpo de Bombeiros, “a meta do Crea é fiscalizar 60 municípios e cerca de 90 polos. É importante ressaltar que nosso objetivo é analisar o exercício profissional e não estruturas, por isso essa parceria é tão fundamental”. Em 2018 a fiscalização do Crea esteve em 38 municípios e 69 polos.

Na ação, os fiscais vão exigir a existência de um profissional habilitado na execução dos serviços, solicitar a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de acordo com a estrutura da festa (palco, camarote, trio elétrico, iluminação, geradores, sonorização) e deixar sempre a cópia da ART no local do serviço.

Para o superintendente de Serviços Técnicos da Cosern, Antônio Carlos Queiroz, “esse é um trabalho feito a seis mãos com objetivo de guardar vidas em um evento que envolve milhares de pessoas. Nosso planejamento começa em julho e tem como foco principal a segurança e o reforço da confiabilidade do fornecimento de energia nos polos carnavalescos”.

O capitão Daniel Gleidon, responsável pela inspeção das estruturas por parte do Corpo de Bombeiros, informou que é importante os organizadores dos eventos enviarem os projetos com antecedência para análise do Corpo de Bombeiros. “Solicitamos 10 dias para que os projetos passem por duas fases: análise e vistorias dos eventos”. Pelo Corpo de Bombeiros a expectativa é fiscalizar 56 polos carnavalescos, sendo 30 em Natal e adjacências.

Dicas do Crea-RN para organizadores de festas:

Contratar profissional habilitado;
Solicitar devida ART de acordo com a estrutura da festa (palco, camarote, trio elétrico, iluminação, geradores, sonorização)
Importante: deixar sempre a cópia da ART no local do serviço