VETERANO QUE SE APOSENTOU DA GLOBO REJEITA HOMENAGEM AO LADO DE BONNER E CID

Sérgio Chapelin se recusou a receber uma homenagem em uma entrevista a Pedro Bial com as participações de Cid Moreira, com quem dividiu a bancada do Jornal Nacional, e com William Bonner, que o sucedeu no Jornal Nacional em 1996.

O jornalista se aposentou na última sexta (27), quando se despediu do Globo Repórter, passando o bastão para Sandra Annenberg e Glória Maria.  O “não” do veterano de 78 anos intrigou os bastidores da emissora. A Globo confirma que pretendia realizar uma edição do Conversa com Bial para marcar a trajetória de Chapelin e os 50 anos do Jornal Nacional, comemorados em setembro. Segundo a emissora, o primeiro apresentador do Globo Repórter não quis falar com Bial porque é “avesso a entrevistas”.

A uma pessoa próxima, Chapelin confessou que, se fosse ao programa de Bial, teria de ir também ao de Fátima Bernardes, ao Domingão do Faustão e a outras atrações da casa. Ele preferia receber uma homenagem voltando a apresentar o Jornal Nacional ao lado de Cid Moreira, como ocorreu em 2015, nas comemorações dos 50 anos da Globo. Queria dar um último “boa noite” ao público. Nos bastidores também circula a versão de que Chapelin não nutre muita simpatia por William Bonner. Isso teria começado em 96, quando a Globo tirou Cid Moreira e Chapelin do JN, e colocou Bonner e Lillian Witte Fibe, porque queria que o telejornal fosse feito por jornalistas que participavam de todo o processo de produção do noticiário, e não apenas leitores de notícias –uma injustiça, afinal Chapelin era, sim, um jornalista completo. Além disso, ele não gostava de ver Bonner imitando Cid pelos corredores. Achava desrespeitoso.