COVID: FILA POR LEITOS CRÍTICOS VOLTA A SUPERAR OFERTA DE VAGAS


A comemoração pelo Rio Grande do Norte "zerar" a fila de espera por leitos críticos para pacientes com covid-19 durou pouco. Nesta segunda-feira (26), o número de pacientes aguardando por vagas em UTIs Covid era maior que a quantidade de vagas disponíveis, de acordo com acompanhamento em tempo real do Regula RN. Além disso, o estado voltou a superar os 90% de ocupação dos leitos críticos.

Na sexta-feira (23), o Rio Grande do Norte chegou a ter ocupação de leitos críticos abaixo dos 90%, assim como uma disponibilidade maior de leitos críticos do que de pessoas aguardando por vagas. Por volta das 10h20, no entanto, eram 38 pessoas na fila e 25 leitos de UTI Covid disponíveis. 

A situação mais grave é na região Oeste, que tem 96% de ocupação dos leitos críticos. São 19 pessoas na fila enquanto há somente quatro vagas de UTI voltadas ao atendimento Covid. Na região Metropolitana de Natal, onde a ocupação de leitos supera 95,2%, são 19 pacientes para 21 leitos. 

Na média, o Rio Grande do Norte tem 93,2% dos leitos de UTI Covid ocupados. São 25 leitos disponíveis em todo o estado, com outros 41 bloqueados e 344 ocupados. Na média móvel de solicitação de leitos, no entanto, segue a redução em comparação aos dias anteriores. 

No momento, o estado tem média de 110 solicitações por leitos (clínicos e críticos) por dia. Esse número já foi de 130, o mais alto durante a pandemia, mas a situação atual ainda é mais grave do que o registrado, por exemplo, em junho de 2020, que foi o pico de solicitações até março deste ano.