GOVERNO TERÁ REUNIÃO PARA DEFINIR NOVO DECRETO COM RESTRIÇÕES NO RN


As medidas restritivas em vigor para o enfrentamento à pandemia da covid-19 no Rio Grande do Norte têm prazo para encerramento nesta sexta-feira (23). A tendência é que o Governo do Estado publique um novo decreto e informe, ainda nesta quinta-feira (22), o novo teor das restrições. A expectativa é com relação às aulas e funcionamento de bares e restaurantes. A cúpula do Executivo vai se reunir na manhã desta quinta-feira para tratar do assunto.

Atualmente, o Rio Grande do Norte está com aulas liberadas somente para a rede privada e até o 5º ano do ensino fundamental. Há ação na Justiça movida pelo Ministério Público solicitando a retomada das aulas na rede pública, assim como há recomendação por parte de pesquisadores do LAIS/UFRN para que as aulas nas escolas estaduais e municipais sejam retomadas de forma híbrida. 

O Governo do Estado chegou a informar que as escolas já estariam em condições de retomar as atividades, mas que só liberaria o retorno após aprovação do Comitê Científico - o que ainda não ocorreu. Sobre o funcionamento de bares e restaurantes, um dos setores mais afetados pelas restrições impostas no Rio Grande do Norte, os empresários cobram que haja uma flexibilização. 

Atualmente, os locais estão impedidos de vender para o consumo no local bebidas alcoólicas, assim como também estão impedidos de funcionar após as 20h e aos domingos e feriados, em virtude do toque de recolher. Os números da pandemia no Rio Grande do Norte seguem alarmantes, com a média de óbitos estável. A ocupação dos leitos críticos está em 90,8% no estado, mas a fila para regulação, às 7h55 desta quinta-feira, estava com mais leitos disponíveis do que pessoas aguardando por uma vaga em UTI. Eram 35 vagas nas UTIs e 30 pessoas aguardando regulação. 

Na quarta-feira (21), a governadora postou imagem de uma reunião com o comitê gestor da Sesap que trata sobre a pandemia e está prevista, ainda, uma nova reunião na manhã desta quinta-feira para definir os detalhes sobre o novo decreto. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública, a o Comitê Científico está finalizando a recomendação para que seja debatida já nesta manhã, mas não foi adiantado o teor do documento