CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL REPUDIA FALA DO PREFEITO DE PARNAMIRIM SOBRE PROFISSÃO


O Conselho Regional de Serviço Social do RN (CRESS-RN) emitiu nesta segunda-feira (25) uma nota de repúdio à fala do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos), feita no último dia 16 de outubro na Rádio Liberdade FM. Na ocasião, ao falar sobre o envolvimento da primeira-dama na Operação Fura Fila, o chefe do executivo municipal justificou a conduta de sua esposa, que é assistente social, perguntando ao apresentador: “Qual a pessoa que nunca pediu ajuda de um deputado para um exame, qualquer coisa?”


O Conselho, em resposta, afirmou que a fala do prefeito fere a ética da profissão. “É vedado à/ao assistente social aproveitar-se de situações decorrentes da sua relação com as/os usuárias/os dos serviços públicos para obter vantagens pessoais ou para terceiros, assim como utilizar recursos institucionais (pessoais e/ou financeiros) para fins partidários, eleitorais e clientelistas”, lembra o CRESS-RN.

Veja nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO À FALA DO PREFEITO TAVEIRA SOBRE O SERVIÇO SOCIAL

O Conselho Regional de Serviço Social do RN (CRESS-RN) – 14ª Região, autarquia federal que fiscaliza, orienta e defende as prerrogativas legais do Serviço Social, vem a público repudiar a fala do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos), na Rádio Liberdade FM no último dia 16 de outubro.

Em entrevista ao apresentador Gilson Moura no programa A Voz da Liberdade, o prefeito falou sobre o suposto envolvimento de sua esposa, Alda Leda, na Operação Fula Fila, deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MP-RN) para investigar esquema de venda de exames e uso da estrutura de saúde pública com fins eleitorais.

Justificando que a primeira-dama é assistente social e perguntando ao apresentador “Qual a pessoa que nunca pediu ajuda de um deputado para um exame, qualquer coisa?, o prefeito atrela a profissão, de forma totalmente equivocada, ao conceito de ajuda, levando à interpretação de uma tentativa de apadrinhamento ou favorecimento político.

O CRESS-RN ressalta que a profissão de Serviço Social é regulamentada pela Lei 8.662/1993, tendo um Código de Ética com princípios alinhados à ampliação da democracia e dos direitos sociais, em favor da equidade e da justiça social, comprometidos com a qualidade dos serviços prestados à população.

É vedado à/ao assistente social aproveitar-se de situações decorrentes da sua relação com as/os usuárias/os dos serviços públicos para obter vantagens pessoais ou para terceiros, assim como utilizar recursos institucionais (pessoais e/ou financeiros) para fins partidários, eleitorais e clientelistas.

Considerando que a Operação Fura Fila segue em investigação, o Conselho reforça, ainda, a importância dos órgãos envolvidos e do trabalho realizado, ao passo em que repudia qualquer fala ou ação que atrele a profissão à ajuda ou vise justificar possível cerceamento dos direitos universais para fins de interesses individuais.

O CRESS-RN defende os direitos e as políticas sociais para toda a população e ressalta o compromisso histórico da profissão com a classe trabalhadora, não fazendo parte desta prática profissional ou ação política a caridade e o clientelismo.

Natal, 25 de outubro de 2021.

Gestão 2020-2023

Da luta não me retiro: enfrento e resisto! (Natal)

Liberdade e luta (Seccional Mossoró)