BRASILEIROS DEIXAM GAZA E JÁ ESTÃO NO EGITO


O grupo de brasileiros que aguardava há mais de um mês para deixar a Faixa de Gaza chegaram ao Egito na manhã deste domingo (12), segundo o Itamaraty.
O que aconteceu

Etapa final da operação de repatriação."Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação", disse o Itamaraty em postagem no X, o antigo Twitter.

Duas pessoas desistiram de deixar Gaza. "Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza", afirmou o Itamaraty.
O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Carvalho Neto, acompanha os trâmites. Segundo ele, os brasileiros poderão pegar um ônibus por cinco horas até o Cairo ou seguir para Al Arish, num trajeto mais curto. O grupo embarcará na aeronave brasileira, mas terá que fazer escalas em Roma, Las Palmas e Recife, antes de chegar em Brasília.

 

Avião da FAB no Egito que trará grupo de brasileiros retidos em Gaza de voltaImagem: 12.nov.2023-Governo do Brasil/FAB

O embarque para o Brasil só deve acontecer amanhã (13). Como as condições meteorológicas em Al Arish não estavam boas, o grupo vai seguir para o Cairo e viajar amanhã de manhã, segundo informações da diplomacia brasileira no Egito. Assim que a aeronave da Presidência tocar o solo de Brasília, a operação do governo federal terá resgatado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos, segundo o Planalto.

Em vídeo compartilhado pela diplomacia brasileira, o comerciante Hasan Rabee agradece os esforços para a liberação. "Obrigada coronel, governo federal, presidente, embaixadores, equipe da embaixada no Egito, em Ramallah, que fez um grande esforço pra tirar a gente de lá. Obrigada", disse.

Ele também mostra que a equipe do governo brasileiro levou comida para eles. Rabee mostra crianças comendo uma maçã, e diz que não há mais frutas em Gaza. O território está sitiado desde o início da guerra, em 7 de outubro.

Grupo com 34 brasileiros foi autorizado a sair de Gaza na última sexta-feira (10). O problema é que a fronteira com o Egito voltou a ser fechada logo após a autorização, por conta de um novo impasse em relação à passagem de ambulâncias. Israel queria garantias de que elas não estivessem transportando membros do Hamas.

Antes da autorização, o Egito já havia permitido que um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) pousasse na cidade de Al Arish, localizada a 53 km da região da Faixa de Gaza. Com o fechamento da fronteira, há cerca de quatro semanas, o avião da FAB foi deslocado até o aeroporto do Cairo para aguardar o fim do impasse.

Presidente Lula (PT) compartilhou atualização nas redes sociais. "Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz", escreveu.