MPRN PROMOVE AÇÃO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA PARA FORTALECER VÍNCULOS EM ESCOLA DE NATAL


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoveu nesta quinta-feira (13) uma ação de Justiça Restaurativa na Escola Estadual Berilo Wanderley, no conjunto Pirangi, na zona Sul de Natal.
A iniciativa envolveu quatro turmas do primeiro ano do Ensino Médio. A atuação do MPRN se deu através de uma assistente social lotada na 78ª Promotoria de Justiça de Natal e de servidores do Setor de Autocomposição (SEA/CEAF).

O evento contou ainda com a participação da Secretaria de Estado da Educação (SEEC), além de facilitadores que atuaram como voluntários, os quais concluíram um curso de Justiça Restaurativa oferecido pelo próprio MPRN.

A ação teve como foco a realização de círculos de construção de paz, atividade que abordou como tema central a importância do respeito no ambiente escolar. Com isso, a medida beneficiou de forma direta cerca de 100 alunos da escola.

Segundo o promotor de Justiça Oscar Hugo Ramos, responsável pela ação, o trabalho é fundamental: “A importância da ação reside na capacidade de reconstruir o diálogo e fortalecer os laços da comunidade escolar, promovendo a cultura de paz após uma situação de violência extrema vivida pela escola.”
Este trabalho se insere em um conjunto mais amplo de medidas que foram adotadas em parceria entre a SEEC e o MPRN ao longo de todo o ano de 2025.

A Justiça Restaurativa busca resolver conflitos e reparar danos de forma colaborativa, trabalhando para que a escola se torne um ambiente mais seguro e promotor de relações saudáveis entre todos os seus membros.