4 EM CADA 10 IDOSOS JÁ CAÍRAM EM GOLPES FINANCEIROS; VEJA ONDE DENUNCIAR


Uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Silverguard e o Instituto Opinion Box revelou que 40% dos brasileiros acima de 60 anos já foram vítimas de fraudes financeiras. O levantamento, feito em novembro de 2025, mostra ainda que quase metade desse público sofreu ao menos uma tentativa recente de golpe.

O alerta vem em um período de grande movimentação de consumidores em busca de acordos no Feirão Limpa Nome, cenário aproveitado por criminosos que se passam por representantes da Serasa para obter vantagens financeiras.

Segundo o estudo, entre os idosos que já foram enganados, 80% tiveram prejuízo, sendo que em mais da metade dos casos as perdas superaram R$ 1 mil. Além dos danos financeiros, predominam impactos emocionais como frustração (29%), raiva (25%), medo (19%), além de ansiedade e insônia (16%). O medo de ser enganado também mudou hábitos: 57% deixaram de cadastrar cartão em sites pouco conhecidos e 49% evitam abrir links, mesmo enviados por familiares.

A Silverguard mapeou os principais canais usados pelos golpistas ao se passarem pela Serasa:E-mail – 45%
WhatsApp – 21%
Anúncios em sites e aplicativos – 11%
Redes sociais – 9%
Apps de busca – 5%
SMS – 2%

A estratégia normalmente envolve ofertas falsas de “descontos exclusivos”, links que levam a páginas adulteradas e boletos ou chaves Pix fraudadas. Após o pagamento, o criminoso encerra o contato, e a dívida permanece ativa.

“Golpistas usam urgência e copiam toda a identidade visual para induzir o consumidor mais vulnerável ao erro”, afirma Márcia Netto, fundadora e CEO da Silverguard.

Para combater a escalada de fraudes, a Serasa lançou a Central Serasa no SOS Golpe, em parceria com a Silverguard. A plataforma permite que vítimas façam uma denúncia completa em poucos minutos, acionando imediatamente o banco recebedor para solicitar o bloqueio preventivo do valor.

O atendimento contempla qualquer tipo de golpe financeiro, inclusive aqueles que não envolvem diretamente a Serasa. Pessoas com mais de 60 anos têm prioridade no atendimento, e casos envolvendo idosos geram alertas específicos às instituições financeiras.

“Não prometemos o dinheiro de volta, mas aumentamos as chances de recuperação com rapidez e informações qualificadas”, destaca Márcia Netto.

A empresa reforça que não cobra taxas e não solicita depósitos em contas de terceiros. Os únicos canais são:Site oficial: serasa.com.br
WhatsApp oficial: (11) 99575-2096
Aplicativo Serasa – disponível para Android e iOS

“Na dúvida, não clique em links suspeitos e sempre confirme selos de verificação e páginas oficiais”, orienta Patrícia Camillo, gerente da Serasa.

Como denunciar

Tentativa de golpe
 
Usar o canal contra fraudes: serasa.com.br/contra-fraudes
(Para reportar links, sites ou números falsos)

Golpe com perda financeira
Acessar: central.sosgolpe.com.br/serasa
A vítima pode anexar provas e receber passo a passo para aumentar as chances de recuperar o dinheiro. O acompanhamento segue pelo WhatsApp do SOS Golpe.