SECRETARIA DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA


  A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, através da secretaria municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, representada pelo secretário Wilderlan Brito, realizou na noite de ontem (13), a segunda audiência pública do processo de elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP) do Município.
 
Vice-prefeita Emília Patrícia (à dir.) e a vereadora Ína Mulatinho 
O encontro contou com a presença da vice-prefeita Emília Patrícia, representando o prefeito Abelardo Rodrigues, dos vereadores Nixon Baracho, Zé de Zeca e Ína Mulatinho, os secretários municipais Wilson Rodrigues (de Governo), Francisco Paiva ("Bão", Agricultura) e Alberto Bezerra (Tributação), além de representantes de entidades de classes e da sociedade civil.

A reunião marcou mais uma etapa da elaboração do PDP de Alto do Rodrigues, ocasião em que foi apresentado e detalhado pelo consultor, engenheiro agrônomo André Soares, auxiliado por Carlos Alberto, os principais pontos do projeto.

Secretários Ronnifran, Bão, Wilson Rodrigues e a professora Dalvanira Morais
Assuntos como "Espaços coletivos de suporte à vida (não comercializáveis)", "Terra adequada para todas as atividades econômicas e para todos os segmentos socais, a "definição do que é o Plano Diretor Participativo e quem participa e as etapas da sua elaboração", foram alguns dos pontos que pautaram a reunião.

Vale lembrar que o PDP de Alto do Rodrigues já deveria está pronto. O projeto foi iniciado pela gestão passada e ficou parado durante muito tempo. Quando assumiu a governo em janeiro deste ano, o prefeito Abelardo Rodrigues tratou viabilizar a retomada do processo que hoje enfrenta dificuldades pelo curto espaço de tempo do prazo que resta para o município concluir o trabalho.


Secretário Wilderlan e o consultor André Soares
O Plano Diretor é um instrumento de grande importância para o desenvolvimento do município, uma vez  que evita o crescimento desordenado e determina diretrizes que deverão ser obedecida pela sociedade, e exige a participação da população no processo de elaboração. "O Plano Diretor só é válido ou colocado em prática com a participação da sociedade. Se a população não participar na hora de elaborar o texto do plano, ele não pode nem ser votado na Câmara", afirma o consultor André Soares.

Consultor Carlos Alberto (Canário), Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente Wilderlan e o engenheiro André Soares.
  Panorama do Alto