CAMPANHA NOVEMBRO AZUL É ENCERRADA COM SUCESSO.

Prefeito Abelardo Rodrigues participou do encerramento da campanha em Alto do Rodrigues

 Com mais de duzentos atendimentos em prol da saúde do homem desde o dia 19 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Alto do Rodrigues encerram a Campanha Novembro Azul com diversas atividades na tarde e noite desta quinta-feira, 28 de novembro.
 
Palestras, consultas, entrega de exames, distribuição  de panfletos, exames de sangue (PSA) e exames de toque foram alguns dos serviços prestados pelas equipes de saúde de Alto do Rodrigues durante a realização da Campanha.
 
Doutora Graça com seu sorriso de sempre atendeu nas tendas do PSF IV e V.
 
Mais de duzentos homens foram atendidos além da entrega de 35 PSA, resultados de exames feitos durante a semana nos PSF. Enquanto nossa equipe estava presente ao local já tinham sido realizados 40 ultra sono grafias.
 
 A secretária de Saúde Maria Auxiliadora, conhecida carinhosamente por Dôra, disse estar muito feliz pelo sucesso da campanaha em nosso município, Dôra falou ainda que o evento foi mais do que o esperado. 
A secretária agradeceu participação e o empenho de toda equipe durante a campanha Novembro Azul em nosso município, em especial as equipes do NASF, equipes da secretaria municipal de saúde, equipes do hospital e maternidade Maria Rodrigues de Melo, aos agentes de saúde, as equipes dos PSF, aos médicos que se empenharam de coração durante toda a campanha, aos palestrantes que não mediram esforços para alertar os perigos do câncer de próstata a toda classe masculina durante a campanha novembro azul, aos Blogs que divulgaram e cobriram nossa campanha, aos carros de som e em especial a prefeitura municipal através do prefeito Abelardo Rodrigues que deu todo o apoio para que este evento fosse realizado com total sucesso.
Os médicos  prestaram os atendimentos especializados nas tendas dos PSF  e diversos outros profissionais realizaram consultas nos Postos de Saúde do município durante a campanha.
A nutricionista Mirtes, falou da boa alimentação que previne o câncer de próstata.
 
Com participação do prefeito Abelardo Rodrigues, da vice prefeita Emília Patrícia, do vereador Zé Pedro, da Secretária de Saúde Maria Auxiliadora, do diretor do Hospital Newton, da secretária de educação Irani Cunha, a campanha de prevenção do câncer de próstata teve seu   Encerramento  com a realização de palestras, sorteios, exames e até música ao vivo com Thaildo Barros e a cama de gato.
Thaido Barros e sua cama de gato, animaram a festa de encerramento da campanha novembro azul em Alto do Rodrigues 

O prefeito Abelardo Rodrigues Filho, fez questão de se engajar nesta luta contra a prevenção do câncer de próstata e disse que a causa é muito gratificante.
“Nós estamos fazendo nossa parte com estas ações alertando os cidadãos altorodriguensses sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de próstata. Queremos atingir com esta campanha todos os homens que já estão na faixa etária de iniciar os exames preventivos”. Finaliza o prefeito de Alto do Rodrigues.
 
A doença e tratamento
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a Sociedade Brasileira de Urologia -SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.
 
Segue outras fotos deste grande evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
 Durante o encerramento do evento houve vários sorteios de brindes.
Seu Belé, pai da primeira dama Rita Marins e das secretárias Dôra e Titita Martins, foi um dos sorteados durante a noite.

 Veja imagens de outros sortudos.