DEPUTADO BETO ROSADO EXPLICA ASSINATURA NA CRIAÇÃO DA CPI DA LAVA JATO



O movimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as delações da Operação Lava Jato alcançou na noite desta segunda-feira, 18, 190 assinaturas, mais do que as 170 necessárias para ser aberta. E uma dessas assinaturas foi a do deputado federal potiguar Beto Rosado, do PP.
O parlamentar do RN, porém, negou que fosse favorável ao enfraquecimento da operação, conforme comenta-se nos bastidores de Brasília. “Sou e sempre serei a favor do fortalecimento da Lava Jato. Por isso, assinei a CPI que tem como objetivo investigar irregularidades. Alguns advogados são suspeitos de cobrar para que determinados nomes não fossem citados nas delações”, afirmou Beto Rosado.
“A CPI que assinei vai investigar irregularidades em acordos de delação premiada. Há uma suspeita de que alguns advogados estavam cobrando para que determinados nomes não fossem citados nas delações. Com a investigação, eles serão chamados para prestarem depoimento. É importante esclarecer que isso não enfraquece a Lava Jato. Pelo contrário. A ideia é combater irregularidades para que a operação continue ainda mais forte no combate à corrupção”, acrescentou o deputado por outra mídia, o Instagram.
Acusada de ter o objetivo de enfraquecer a Lava Jato, a CPI pretende investigar as denúncias de irregularidades feitas contra Antônio Figueiredo Bastos e outros, inclusive, envolvendo escritórios de advocacia, ocorridas no âmbito de alguns processos de delação. Contudo, há possibilidade dos trabalhos se estenderem para outras investigações, porque seria necessário “investigar a possibilidade de manipulação das colaborações premiadas, o que indica fraude nos procedimentos e a possibilidade de envolvimento de agentes públicos”.