SUSPEITO NO CASO DA MORTE DE MARIELLE FRANCO CHEGA A MOSSORÓ



Um dos principais suspeitos de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), o miliciano Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando de Curicica, desembarcou nesta terça-feira (19) no Aeroporto de Mossoró, a 281 quilômetros de Natal. Ele foi transferido para o presídio federal da cidade a pedido da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro.
Segundo a investigação, uma testemunha teria dito que viu o ex-policial militar conversando com o vereador Marcello Siciliano (PHS) sobre Marielle. E que nessa conversa teria sido dito que ela estaria prejudicando negócios da milícia na Zona Oeste.
De acordo com o jornal O Globo, a transferência teve forte esquema de segurança e envolveu cerca de 10 agentes. A van do Sistema de Estado de Administração Penitenciária (Seap), escoltada por uma viatura do Grupamento de Intervenções Táticas, entrou no setor de carga do Aeroporto Santos Dumont por volta das 6h. De lá, o miliciano embarcou em um avião da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Orlando da Curicica cumpria pena na Penitenciária Bandeira Stampa (Bangu 9), que é reservada a presos milicianos, mas foi transferido para a penitenciária Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1), de segurança máxima, dia 9 de maio. O ex-PM está preso desde outubro do ano passado. Na penitenciária federal, o ex-PM terá direito a apenas duas horas de banho de sol por dia e será obrigado a circular algemado.
O ex-PM é apontado pela Polícia Civil como o chefe da milícia em Curicica, Vargem Grande, Vargem Pequena e Taquara, além da comunidade do Terreirão, no Recreio, todas na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A milícia do ex-policial obriga comerciantes e moradores a comprarem água mineral e gás dos paramilitares. Além disso, os milicianos cobram por serviços de TV a cabo e internet.
A intenção dos investigadores é que Orlando confesse que conhecia Marcello Siciliano e se encontrou, de fato, com o vereador do PHS em junho do ano passado. Ambos têm negado essa versão apresentada por delator. A hipótese levantada pela testemunha é uma das três mais promissoras de investigação do caso Marielle, cuja morte completou três meses dia 14 de junho. Ela foi morta em emboscada junto com seu motorista Anderson Gomes, em março deste ano.
Confira o vídeo da chegada do suspeito ao Rio Grande do Norte. As imagens são de José Nilson, do blog Passando na Hora.