FASE FINAL DOS JUVERNS COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA EM NATAL

A fase final dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte começa nesta segunda-feira (26), em Natal, com as disputas das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, os JUVERNs irão reunir até o dia 28 mais de 1.300 alunos/atletas e técnicos de 84 escolas pertencentes a 42 municípios.
Os jogos serão realizados em vários ginásios da capital potiguar nas categorias de 12 a 14 e 15 a 17 anos, masculino e feminino. Os vencedores se classificam para a fase regional Nordeste, de 20 a 24 de setembro, em Natal. Todas as delegações do interior do estado ganharam hospedagem, alimentação e transporte, proporcionando conforto, um melhor rendimento e segurança aos participantes.
"O sucesso dos JUVERNs que neste ano chega a sua oitava edição deve-se justamente a responsabilidade e seriedade com que essa competição escolar é encarada pelo Governo do Estado, proporcionando aos seus participantes toda a estrutura oferecida pelo COB na fase nacional, elevando a auto-estima dos nossos atletas e consequentemente produzindo melhores resultados", explica o coordenador de esportes da SEEC/SEL, Cezar Nunes.
Os Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte de 2019 iniciaram no mês de maio com a participação de mais de 9.000 alunos/atletas de 500 escolas públicas e privadas localizadas em 120 municípios do RN. Foram disputadas 15 fases regionais e quatro inter-regionais e até o momento cerca de 1.200 jogos.
Os locais das competições da fase final estão distribuídos por modalidades. Os jogos de futsal serão realizados nos ginásio do Caic de Lagoa Nova e Marcelo de Carvalho (DED). O basquete vai acontecer nos ginásios da Facex e IFRN Central, o handebol no IFRN Central e Contemporâneo - Cidade Verde, enquanto que o vôlei no Palácio dos Esportes, Henrique Castriciano e IFRN Central.
De acordo com o coordenador dos JUVERNs, professor Fábio Bezerra, apenas as equipes de futsal nas categorias 12 a 14 anos masculino e feminino, 15 a 17 feminino, e voleibol 12 a 14 masculino estão classificadas para a fase nacional, promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e que neste ano ocorrerá no mês de novembro em Blumenau-SC.