RN REGISTRA AUMENTO EM MORTES POR POLICIAIS, APONTA O GLOBO

Um levantamento feito pelo jornal O Globo mostra que no Rio Grande do Norte e em outros oito estados houve crescimento de mortes decorrentes de intervenção policial, os chamados autos de resistência. A comparação foi feita com base em dados de janeiro e abril de 2018 e de 2019 de 14 estados mais o Distrito Federal.
Nesse período, o estado potiguar registrou 99 autos de resistência em 2018, enquanto em 2019 foram 107, o que representa um aumento de 8,1%. Nesse mesmo espaço de tempo, o RN conseguiu diminuir as mortes violentas em 24%.
Os dados apontam que em oito estados a queda dos assassinatos foi acompanhada por um aumento da repressão policial. Em São Paulo, por exemplo, estado que registrou a menor taxa de homicídios do país em 2018, as mortes causadas por policiais têm aumentado nos últimos quatro anos. Pesquisadores, no entanto, evitam supor uma relação de causa e efeito entre as duas dinâmicas.
Já em outros seis estados, os autos de resistência caíram, assim como os homicídios (ou seja, não houve relação de causa e consequência). No Piauí, único estado analisado em que dados de homicídios subiram (6%) em 2019, as mortes decorrentes de intervenção policial também avançaram: foram 32 entre janeiro e julho deste ano, 23% a mais do que em 2018.