CIDADE DO RN QUER SE CONSOLIDAR COMO POLO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM TERRA

O município de Mossoró, distante 270 quilômetros de Natal, que já figurou como maior produtor de petróleo em terra (onshore) do país busca retomar o protagonismo no segmento diante do novo cenário gerado a partir da reativação de campos maduros comprados da Petrobras pela iniciativa privada. Uma amostra deste novo momento é a consolidação do Mossoró Oil e Gas Expo. O evento, realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Redepetro RN, nos últimos dias 26 e 27, no Expocenter, em Mossoró, reuniu os principais atores da cadeia produtiva do petróleo e gás do Brasil e superou expectativas, consolidando o município como “a capital do onshore brasileiro”.
O sucesso do evento está expresso em números, a exemplo do público inscrito, que ultrapassou a marca de 1.700 participantes, quantidade cinco vezes maior que a registrada na edição anterior. Além disso, o Mossoró Oil e Gas Expo contou com participação expressiva de algumas das principais operadoras de petróleo e gás do país, como a 3R e Petrorecôncavo, representações de entidades como a Agência Nacional de Petróleo (ANP), Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Ministério de Minas e Energia que, na oportunidade, lançou o Programa de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Terra (Reate 2020).
A coordenadora de Energia do Sebrae Nacional, Eliane Lobato ficou surpresa com o crescimento do evento, e acredita que o sucesso se deve, principalmente, ao envolvimento dos diversos atores que integram a cadeia produtiva do petróleo e gás, que deverá resultar em resultados positivos na retomada da exploração onshore na bacia potiguar.
“Participei do evento em outro ano e era bem pequeno, num hotel. O crescimento foi tanto que precisou vir para esse espaço grande, numa universidade, e superou em muito as expectativas. Aqui participei de reuniões com os principais envolvidos na cadeia produtiva, e esse envolvimento eu não via nem nos tempos áureos do petróleo. Essa soma de esforços me faz acreditar que agora a retomada será muito boa para o Rio Grande do Norte e Mossoró. Estou realmente surpreendida”, avalia.
A grandiosidade do Mossoró Oil & Gas Expo também surpreendeu aos visitantes. O empresário sergipano Sandro Nunes, diretor da Sigmarhoh Group, com atuação em todo o Brasil e em outros países, elogiou o evento ao mesmo tempo em que lamentou ter perdido a oportunidade de expor sua empresa em um dos estandes da feira.
“Saio daqui com as melhores expectativas possíveis. Fui surpreendido com a qualidade do evento, da organização e das oportunidades que surgiram, apenas frustrado por não ter tido mais estande disponível para expor quando busquei. Isso mostra o sucesso do evento. Sou acostumado a participar de feiras, e posso afirmar que esta superou muitas feiras grandes do Brasil”, opina.
O presidente da Redepetro RN – entidade que congrega mais de 50 empresas do setor de petróleo e gás potiguares e realizadora do evento ao lado do Sebrae RN -, Gutemberg Dias, exalta a união dos parceiros na consolidação do projeto, que contou com exposição em total de 80 estandes, sendo 67 empresariais, palestras nacionais e internacionais, simpósio científico, minicursos, e rodada de negócios.
“O Mossoró Oil e Gas Expo é um grande sucesso, consolidado, que superou nossas expectativas, e que se deve muito aos esforços e parcerias. Isso só mostra o tamanho do potencial que o Estado, em especial Mossoró e região têm e o quanto um evento desse porte pode contribuir nesse processo de retomada da produção de petróleo e gás na bacia potiguar”, enaltece.
Agência Sebrae