ELEIÇÕES 2022: SAIBA QUEM É QUEM NA 3ª VIA E O DESEMPENHO NAS REDES


Ainda sem cara definida para as eleições de 2022, a chamada terceira via testa nomes proeminentes do cenário político em busca de uma candidatura que possa servir como alternativa à polarização entre o atual presidente
Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), favorito até o momento nas pesquisas.

As conversas para tentar bater de frente com o bolsonarismo e o petismo envolvem nove partidos: MDB, PSDB, DEM, PSL, Cidadania, Solidariedade, PV, Podemos e o Novo.

Até o momento, é impossível falar em um só nome, ou em quantos nomes poderão encarnar essa contraposição. No entanto, há um consenso entre todos os presidentes das legendas envolvidas na formação da terceira via: se for para lançar uma candidatura realmente competitiva, os caciques estão dispostos a abrir mão de ser cabeça de chapa.

Essa premissa é que fez, por exemplo, o PDT, que pretende lançar o nome de Ciro Gomes (CE) em 2022, não integrar o grupo. Ciro não abre mão de ser candidato e também coloca-se como alternativa à polarização.
“Centro equilíbrio”

Em meio a reuniões, manifestos e conversas no grupo de WhatsApp intitulado “centro equilíbrio”, os presidentes das nove legendas pretendem criar até o próximo ano uma plataforma que inclua modelos de desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento regional que lhes dê identidade política.

O grupo ensaia a possibilidade de formar, já a partir do início do ano que vem, uma equipe de comunicação integrada para dar corpo a esse desenho.
Ações conjuntas

A frente de centro já realizou pelo menos duas manifestações conjuntas na política nacional. A primeira ocorreu contra a proposta de reforma do Imposto de Renda. A segunda, quando houve o repúdio às ameaças de Bolsonaro às eleições por causa da não inclusão do voto impresso.

Apesar de ter sido considerado dura, a crítica às declarações de Bolsonaro sobre o pleito causaram o primeira racha no grupo. A presidente do Podemos, Renata Abreu (SP), não assinou o documento de repúdio por falta de consenso no partido sobre o assunto.

“Quem se colocar contra esse direito de livre escolha do cidadão terá a nossa mais firma oposição”, prometeram os presidentes dos partidos. Assinaram a nota ACM Neto (DEM), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB), Eduardo Ribeiro (Novo), José Luís Penna (PV), Luciano Bivar (PSL), Paulinho da Força (Solidariedade) e Roberto Freire (Cidadania).

Desempenho

Cada nome apontado pelas siglas como alternativa para terceira via tem sido acompanhado pela consultoria AP Exata por meio de uma plataforma de monitoramento dos presidenciáveis. A pedido do Metrópoles, a empresa levantou o desempenho de cada candidato na última semana (19 a 23 de julho) no Twitter.

A plataforma monitora diariamente os nomes de Bolsonaro, Lula, Ciro, Rodrigo Pacheco (DEM), Simone Tebet (MDB), Sergio Moro (sem partido), Eduardo Leite (PSDB), João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Guilherme Boulos (Psol-SP).

A presença digital dos possíveis candidatos da terceira via, em comparação com Bolsonaro e Lula, ainda é muito tímida. Somados, todos os nomes cogitados pelo centro, mais Ciro e Boulos, têm apenas 12,2% das menções na rede na última semana.

Bolsonaro teve a maior parte das citações nesse período: 63% das publicações levantadas do grupo se referiram ao presidente. Em segundo lugar está o ex-presidente Lula, com 24,7% das menções. Ciro aparece com 2,4% das publicações em terceiro lugar.