FLAMENGO GOLEIA O ABC POR 6 A 0


O Flamengo goleou o ABC por 6 a 0, no Maracanã, nesta quinta-feira (29), em jogo válido pela Copa do Brasil. O próximo confronto entre as equipes está marcado para a próxima quinta-feira, em Natal, na Arena das Dunas. O Alvinegro terá a missão improvável de repetir a diferença de gols para levar para as penalidades ou superar o marcador para ficar com a vaga na fase seguinte do torneio.

 O sistema defensivo abecedista foi facilmente envolvido pelos atacantes rubronegros, Everton Ribeiro teve outra bela atuação O esquema tático proposto pelo técnico Moacir Júnior para o jogo deixava claro o respeito que o Alvinegro tinha pelo clube carioca. 

O time potiguar entrou em campo com três zagueiros: Vinícius Leandro, Donato e Alisson Cassiano. Apesar de todo esse cuidado defensivo, com cinco minutos de bola rolando, mal posicionado, o ABC esteve perto de tomar gols. 

Com um minuto o erro foi na marcação da bola aérea. Aos 5 o problema foi ainda maior. Na cobrança de escanteio abecedista o time da casa recuperou a bola e avançou com rapidez. Gabigol deu um corte no marcador mas chutou para fora. Aos 16 minutos. A defesa voltou a “bater cabeça”, mas o atacante flamenguista estava em posição de impedimento antes de tocar para o gol de Bruno Henrique, bem anulado pela arbitragem baiana de Marielson Silva. 

Em termos ofensivos a equipe de Moacir Júnior não apresentava nenhuma movimentação capaz de assustar os cariocas. Marcos Antônio, apagado, perdia as bolas com facilidade e, numa dessas cometeu falta e acabou tomando um cartão amarelo desnecessário, no meio de campo. 

No ataque, Wesley Pimbinha, isolado, tentava na jogada individual fazer o ABC jogar. Gustavo Henrique, pouco acionado ficava trombando com os zagueiros flamenguistas mas sem conseguir receber a bola. As falhas cobraram a conta aos 27 minutos. Em uma jogada confusa na área do ABC a bola sobrou para Netinho. O camisa 2 tentou sair conduzindo, mas perdeu. 

Arrascaeta, sozinho na grande área abriu o placar para o Flamengo. A conta aumentou ainda mais aos 33 minutos. Em mais um erro defensivo o Flamengo fez linha de passe na área alvinegra e a bolachegou limpa para Gabigol ampliar sem dificuldades. 

Para piorar a situação abecedista, a bola do Flamengo batia, rebatia na zaga e sobrava para o time da casa, que aproveitou para liquidar o jogo ainda na etapa inicial. Aos 41 Bruno Henrique aproveitou a sobra para chutar de primeira e fazer o terceiro e aos 45 Gabigol fez o quarto de cabeça. 

O ABC voltou para o segundo tempo com duas modificações pontuais, mas mantendo o esquema tático inicial com três zagueiros. Marcos Antônio deixou o campo para a entrada de Claudinho e Bruno Sousa saiu para dar lugar a Vinícius Silva. 

O Alvinegro melhorou em termos de intensidade e procurava manter mais a posse de bola, evitando a pressão do Flamengo que, ainda com 10 minutos mexeu no “atacado”. Renato Gaúcho mandou para campo Pedro, Rodinei, Thiago Maia e Michael. Bruno Henrique, Renê, Diego e Arrascaeta deixaram o gramado. O objetivo era poupar os titulares para a partida de domingo contra o Corinthians pela Série A do Campeonato Brasileiro. 

Apesar do time da casa ter diminuído o ritmo, ainda assim foi capaz de ampliar o marcador. Aos 29 minutos de bola rolando, o clube carioca partiu em velocidade na transição ofensiva e, pelo lado direito, conseguiu lançar para a área. Donato tentou cortar, mas acabou mandando para o próprio gol. 

O ABC tentou ainda esboçar uma reação para chegar ao famoso “gol de honra”. Teve chances para sair tocando nos contra-ataques, mas errou tudo em termos de último passe e acabou cedendo o sexto gol para o adversário. 

Aos 38 minutos, numa jogada dominada pela defesa a bola ficou entre Alisson Cassiano e o goleiro Welligton. O zagueiro se precipitou e tocou de lado deixando Michael com a bola e o gol livre à sua frente. O meia-atacante Rubro-negro não perdoou e fechou o placar no Maracanã: Fla 6 x 0 ABC.

Jogo da volta será disputadona Arena O ABC indicou a Arena das Dunas como o estádio que receberá a partida de volta contra o Flamengo-RJ pela Copa do Brasil de Futebol. 

A decisão foi publicada no site da CBF nesta quinta-feira (29), justamente a data do primeiro confronto entre as equipes, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A decisão pela mudança da praça esportiva já vinha sendo discutida internamente no ABC há pelo menos duas semanas. 

Entre os fatores que pesaram, estavam as questões relativas à estrutura para o VAR (árbitro de vídeo), condição necessária nessa fase da Copa do Brasil. Sem público, o ABC teria que desembolsar pelo menos R$ 50 mil para bancar a arbitragem, sem contar o VAR. 

Fontes informaram a reportagem que o ABC possui espaço adequado e chegou a indicar três salas salas do Frasqueirão justamente para adequar o VAR. A tela onde o juiz analisa lances polêmicos, por exemplo, ficaria no centro do gramado. Os custos para a adequação seriam abaixo dos R$ 1.000. 

Como a partida foi para a Arena das Dunas, ficará a cargo do consórcio que administra o estádio a manutenção e o pagamento desta taxa. O Alvinegro também receberá uma compensação financeira por levar o jogo à Arena. 

Esta será a primeira partida da história do futebol no Rio Grande do Norte com o uso da tecnologia do VAR. Antes de fechar com a Arena das Dunas, a previsão do clube potiguar era envolver em torno de 150 mil reais na realização dessa partida, que servirá apenas para as duas equipes cumprirem tabela pela Copa do Brasil.