'NÃO É FÁCIL SAIR DAQUI E BUSCAR O OURO DO OUTRO LADO DO MUNDO', DIZ PAI DE ITALO FERREIRA


A madrugada foi primeiro de tensão, e depois de muita comemoração para a família do potiguar Ítalo Ferreira -
que conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio - também o primeiro ouro na história do surfe nas Olimpíadas.

Em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, os pais do atleta comemoraram a conquista do filho e relataram o quanto Ítalo sonhou com o título.

"Não é fácil sair de Baía Formosa e buscar o ouro do outro lado do mundo, no Japão. Desde criança ele almejava uma medalha de ouro, um troféu do mundial e agora essa medalha de ouro", disse o pai de Ítalo, Luiz Ferreira.

A mãe, Katiana Ferreira, não escondia o orgulho da conquista do filho.

"Ele batalhou muito para chegar onde ele quis. Primeiro foi o título mundial que ele tanto desejava e conseguiu, graças a Deus. E agora, esses dias que ele passou aqui, justamente foi para isso, para treinar, ficar entre família, entre amigos, e quando ele saiu, foi embora, ele me deu um abraço e eu disse: 'meu filho, traz o ouro'. Ele disse: 'mainha, eu vou trazer o ouro'. E conquistou essa vitória, graças a Deus", relatou.

"Foi mais que merecido, porque ele é um menino muito especial. Italo é uma pessoa humilde demais, é carinhoso, é carismático com todo mundo e isso foi merecido, esse ouro pra ele", complementou a mãe.

Mãe de Italo Ferreira diz que filho prometeu medalha de ouro

Moradores de Baía Formosa saíram às ruas na madrugada desta terça-feira (27) para celebrar a vitória do conterrâneo Italo Ferreira na final do surfe masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio — o primeiro ouro do Brasil nestas Olimpíadas.

Tensão e preocupação

A família de Italo se reuniu em uma casa na cidade para assistir à disputa das finais do surfe masculino. Houve momentos de tensão, como a derrota do outro brasileiro, Gabriel Medina, e quando a prancha de Italo quebrou 

Mas as manobras quase perfeitas do surfista potiguar emocionaram os familiares do novo medalhista de ouro. Logo após a conquista do título, os familiares também saíram às ruas.

Com camisas do Brasil, moradores de Baía Formosa comemoram medalha de ouro de Italo Ferreira no surfe nas Olimpíadas de Tóquio nesta terça-feira (27) 

Eram pouco mais de 4h30 e já havia dezenas de pessoas nas ruas da cidade, no litoral sul potiguar. Algumas saíam em carreata, motociata ou mesmo a pé.

Orgulho em Baía Formosa

Baía Formosa é um município com menos de 10 mil habitantes no litoral sul do Rio Grande do Norte. Até hoje, Italo tem enormes ligações com a cidade: ele volta lá sempre que pode para treinar e anunciou a criação de um instituto dar oportunidade para as crianças do município que veem no surfe, inspiradas no ídolo, a possibilidade de ter uma vida melhor através do esporte.


"Aqui é um lugar especial, é onde tudo começou. Surfar aqui no Pontal é sempre espetacular. O mar é muito bom e as ondas são sensacionais", disse o surfista em uma entrevista de 2015.

Os moradores relataram o orgulho em ver Italo chegar à medalha de ouro. Eberton Tanoeiro, 36 anos, que foi comemorar o título olímpico, contou ao G1 que o surfista é uma fonte de inspiração.


"Desejei ser atleta um dia, não consegui, me sinto realizado hoje vendo ele campeão olímpico. Um sonho realizado. Ele é mais que um símbolo, é um ícone, uma inspiração pros nosso jovens. Espero que Baía Formosa tenha vários Italos na sua história."