CARNATAL PODE SER DEFINIDO EM SETEMBRO


A Destaque Promoções, empresa organizadora do Carnatal, aguarda para setembro uma definição do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal para decidir se realizará a micareta este ano. A folia foi cancelada em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Em junho, a Destaque informou à TRIBUNA DO NORTE que a intenção era fazer o lançamento oficial do evento até o final deste mês, após as melhorias nos números da crise sanitária e as flexibilizações dos decretos no Rio Grande do Norte.

Nessa segunda-feira (23) o diretor da Destaque, Ricardo Bezerra, disse à TN que ainda segue observando os dados sobre a pandemia e que aguarda uma posição dos órgão públicos para decidir se haverá ou não a festa. “Estamos aguardando o avanço das vacinas e também queremos observar se não acontecerá nenhum fato novo sobre a pandemia. E é claro que a gente espera os próximos decretos e pareceres do Governo do Estado e da Prefeitura, que devem sair agora no início de setembro. Se tudo der certo, poderemos realizar o Carnatal, mas falar de qualquer decisão nesse momento é precipitado”, comentou.

Na sexta-feira (20), o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, se reuniu com a Destaque para tratar da possível realização da festa. Os detalhes da reunião, no entanto, não foram divulgados. “Estamos sempre conversando com a Prefeitura e com o Governo do Estado, porque há avaliações constantes sobre a participação de pessoas em eventos. Mas repito: não adiantar precipitar nada”, disse Ricardo Bezerra ao ser questionado sobre a reunião.

O empresário também foi questionado sobre a estrutura da festa, caso venha acontecer, e, mais uma vez, não quis comentar o assunto. “É melhor não falar sobre isso agora, porque tudo será definido a partir das condições que nos forem apresentadas nos próximos dias. Não quero precipitar nada, porque, qualquer coisa que eu diga vai parecer que a gente está querendo fazer [a festa] dessa forma”.

Ricardo Bezerra disse, no entanto, que a Destaque tem se preparado para realizar o evento, mesmo sem a divulgação de uma definição. “Pedimos aos artistas que mantenham reservadas as prováveis datas do Carnatal”, esclareceu. A micareta, a depender da decisão, deverá ocorrer na segunda semana de dezembro, como explicou o empresário.

Ricardo Bezerra afirmou que está otimista, apesar de condicionar a realização do evento à espera por um retorno do Governo e da Prefeitura. “Estamos esperançosos”, destacou. Em junho, a Destaque havia chamado atenção para o fato de que é necessário tempo para preparar o Carnatal.

“Para fazer um grande evento como esse dependemos de contratações, que dependem de um certo tempo. É complicado fazermos o pagamento do sinal de algum serviço, que custa alto, sem a garantia de que haverá a viabilidade de realização de um evento nesse porte".


Decreto
A TRIBUNA DO NORTE tentou ouvir a Secretaria Estadual de Tributação (SET/RN) sobre a possível realização da festa, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. A Prefeitura de Natal afirmou que está organizando um novo decreto que trata sobre a realização de eventos e com suas respectivas capacidades de público. O texto deve ser aprovado ainda nesta semana.

“Acredito que até esta quarta-feira (25) o decreto deve sair”, informou Johan Xavier, secretário de Governo da Prefeitura do Natal. Ele não confirmou, no entanto, se o texto contemplará a realização da micareta. “Não consigo afirmar se esse decreto já contempla a realização de eventos como o Carnatal. Haverá uma flexibilização com relação ao quantitativo de pessoas e outros pontos que envolvem a questão do distanciamento”, explicou.

Quando questionado especificamente sobre o Carnatal, o secretário reservou-se a dizer: “A decisão de ter ou não [a folia] é dos empresários. A nós cabe somente liberar eventos em espaços públicos”. Johan Xavier também não quis aprofundar detalhes do novo decreto. “São pontos já discutidos, mas que ainda serão levados ao prefeito Álvaro Dias. No fim das contas, a gente não tem nada definido”, afirmou”.