JORNAL DA RECORD, DE EDIR MACEDO, ALIADO DE BOLSONARO, DETONA PAULO GUEDES


Inflação, desemprego e câmbio nas alturas. A gestão do ministro Paulo Guedes à frente do ministério da Economia é cada vez mais criticada pelos especialistas”. Por mais estranho que possa parecer, está é a abertura do Jornal da Record, do bispo Edir Macedo, aliado do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), desta quinta-feira (26), lida pelo apresentador Celso Freitas.

A reportagem fala sobre a queda do poder de compra e a energia mais cara, o que afeta diretamente a economia. De acordo com a Record, apesar disto, Paulo Guedes manifesta uma posição fora do comum para o cargo que ocupa no governo. “A realidade é que o Brasil tá avançando, tá tendo retorno seguro ao trabalho, o PIB tá crescendo, as reformas estão andando”, diz o ministro.

Logo a seguir, entra o repórter novamente e afirma: “Não é de hoje que as declarações do ministro causam polêmica. No início de 2020, Paulo Guedes debochou do direito de empregadas domésticas de fazer viagens internacionais”. A reportagem lembra ainda de quando o ministro afirmou que o brasileiro “come demais” ou quando criticou o fato de, através do Fies, até filho de porteiro entra nas universidades.

Em tom de crítica, a matéria resgata declaração de Guedes sobre o dólar que, de acordo com o programa, mais tarde soaria como uma previsão: “Se eu fizer muita besteira, ele pode ir pra esse nível”, declarou o ministro no início da pandemia.

A seguir, o telejornal entrevista uma série de economistas, entre eles o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. Todos eles, sem exceção, discordam veementemente da política econômica adotada por Guedes.

Veja o vídeo abaixo: