JANTAR COM LULA DEFINE ALIANÇA PT/MDB E WALTER ALVES VICE DE FÁTIMA BEZERRA


Às nove da noite de terça-feira, 24 de agosto, o ex-presidente Lula chega ao hotel Golden Tulip, em Ponta Negra, para um jantar com a cúpula do MDB no RN, representada pelo presidente do partido, deputado Walter Alves e pelo vice, ex-governador Garibaldi Filho.

Lula estava acompanhado da mulher, Janja, da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, juntamente com a governadora Fátima Bezerra, que estava com o chefe da Casa Civil, Raimundo Alves e a secretária de Comunicação, Guia Dantas.

Garibaldi e Walter estavam acompanhados do deputado estadual Dr. Bernardo e do líder do MDB na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões.

Entre conversas descontraídas, lembranças do passado e piadas, o ex-presidente Lula foi direto ao dizer que gostaria de ter o MDB do RN em seu palanque: “Claro que quero e desejo que o MDB fique conosco, que ajude a Fátima. Eu estou fazendo isso em todo o Nordeste. Já está praticamente certo que o MDB vai fechar conosco no Nordeste inteiro e quero que aqui no RN isso também aconteça,” disse Lula, sob olhares atentos de Garibaldi e do filho Walter.

Após demonstrar explicitamente interesse em ter o MDB no palanque do PT no pleito do próximo ano, Lula fez vários elogios a Walter, “jovem deputado que vem fazendo um bom trabalho na Câmara.” Também elogiou Garibaldi, que foi ministro em gestões do PT.

Isnaldo Bulhões, jovem advogado alagoano de 44 anos, atual líder do partido na Câmara dos Deputados, que tem participado das costuras políticas para fechar a aliança do MDB com o PT, falou sobre a posição do MDB potiguar.

Como ficava constrangedor Garibaldi ou Walter estabelecer condições para o fechamento da aliança, em que os dois nomes podem fazer parte da composição, o deputado alagoano foi o responsável pelo tema.

Isnaldo disse a Lula, diante de Fátima: “O MDB tem interesse em fazer uma aliança com o PT para ajudar na vitória da governadora e, pelo que o partido representa no RN, seria interessante fazer parte da chapa. Eu sugiro o nome do deputado Walter Alves como vice de Fátima.”

Lula e Fátima elogiaram o nome de Walter Alves, não apresentaram nenhum veto ou condição. Apenas Fátima fez uma ressalva de que não deveria haver anúncio público da chapa nesse momento. Todos concordaram.

Garibaldi e Walter sugeriram que os dois grupos devem aparar eventuais arestas nas bases para poder fortalecer a aliança entre os dois partidos. Há municípios onde o PT é adversário do MDB. O projeto maior dos partidos deve prevalecer, sobrepondo divergências pontuais.

O nome de Garibaldi também foi sugerido no encontro para ser candidato a senador na chapa com Fátima, mas o MDB não alimentou muito essa possibilidade, trabalhando mais com a hipótese de Walter ser o vice de Fátima e Garibaldi Filho disputar mandato de deputado federal.

O jantar de Lula com a cúpula do MDB no RN se prolongou até perto de meia noite, quando houve a despedida e todos posaram para fotos. A lua crescente foi testemunha do nascedouro de uma aliança que poderá renovar o mandato da governadora Fátima Bezerra.

*Texto de Tulio Lemos publicado no jornal Agora RN.