NO NORDESTE, ATÉ PREFEITOS DO PARTIDO DE BOLSONARO VÃO VOTAR EM LULA


O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro tem 142 prefeitos no Nordeste. Desses, alguns descartam completamente a orientação do partido de extrema direita e apoiam a candidatura de Lula (PT). O jornal Folha de São Paulo deste sábado (27) mostra que pelo menos 20 prefeitos do PL na região declaram apoio a Lula, principal adversário de Bolsonaro e que lidera, com folga, todas as pesquisas eleitorais no Nordeste.

A matéria traz declaração de prefeitos como o de Dom Basílio (BA), Roberval Galego (PL), que apoia o atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), o candidato ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) e o senador Otto Alencar (PSD) e vota em Lula (PT).

Roberval administra a pequena cidade de 12 mil habitantes no sudoeste da Bahia e o texto mostra que ele não está sozinho. A reportagem afirma que os prefeitos das cidades vizinhas Maetinga e Presidente Jânio Quadros – também do PL – aderiram ao petista.

O movimento dos prefeitos acontece na esteira da alta popularidade de Lula no Nordeste, que concentra 27% do eleitorado brasileiro. Como mostrou a última pesquisa Datafolha, o petista lidera a corrida presidencial entre eleitores da região com 57% das intenções de voto, ante 24% de Bolsonaro.

O que dizem os prefeitos do PL que apoiam Lula

Prefeito de Cocos (BA)
A cidade no oeste baiano que tem o agronegócio como principal atividade, Marcelo Emerenciano (PL) diz que decidiu apoiar Lula e Jerônimo Rodrigues devido à relação que alimentou nos últimos anos com o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner.

“A política é construída com relações profissionais, pessoais e principalmente por fidelidade. Não tinha outro caminho a seguir.” Ele diz que também tem uma relação muito boa com os dirigentes do seu partido (PL) e que não tem planos de deixar a legenda.

Prefeito de Presidente Jânio Quadros (BA)
Lélio Júnior afirma que seu apoio ao PT é uma espécie de gratidão aos recursos estaduais investidos na cidade. “Não é que eu ache Lula melhor. A gente faz parte do time de Lula. Mas deixo meus eleitores à vontade para votar em quem eles quiserem.”

Lélio também diz se sentir à vontade no PL, partido ao qual já era filiado quando passou a abrigar Bolsonaro: “O presidente chegou depois. Gosto do partido e não pretendo me desfiliar”.

Prefeito de Dom Basílio (BA)
Em Dom Basílio, o prefeito Roberval Galego (PL) também diz que pesou na sua decisão os recursos enviados pelo governador Rui Costa. A cidade tem 12 mil habitantes e vive da agricultura familiar. Assim, depende de recursos de convênios e parcerias para fazer investimentos.

“Como prefeito de um município pequeno de interior, posso afirmar que o investimento do governo federal no meu município é zero. Nossa cidade foi desprezada por Bolsonaro”, afirma o prefeito, citando projetos de saneamento básico e educação que não tiveram recursos para sair do papel.

Prefeito do Cabo de Santo Agostinho (PE)

Keko do Armazém (PL) também vai apoiar o petista. “Pernambuco cresceu muito na gestão de Lula, assim como o Cabo. Foi no governo dele que o Porto de Suape teve grande desenvolvimento. A minha cidade era uma das que mais cresciam em Pernambuco”, disse Keko, citando o complexo portuário localizado entre o Cabo e Ipojuca, no litoral pernambucano.

Prefeito na PB (Não quis declarar voto publicamente)
Um prefeito do PL de uma pequena cidade do interior da Paraíba conversou com a Folha em reserva, por temer retaliações partidárias. A justificativa para apoiar Lula, disse ele, são os investimentos do governo do petista, entre 2003 e 2010, no Nordeste. Além disso, afirmou sentir uma maioria pró-Lula na cidade.

Para esse gestor municipal, um dos pontos frágeis do governo Bolsonaro é a assistência às camadas mais pobres. O prefeito avaliou que o reajuste do Auxílio Brasil para R$ 600 às portas da eleição e com validade apenas até dezembro pode não trazer dividendos eleitorais suficientes na busca pela reeleição.

Procurado, o diretório nacional do PL não quis se pronunciar sobre o assunto.

Prefeitos do PL no Nordeste evitam postar fotos com Bolsonaro

Dentre os demais líderes municipais do PL que se coligam com o PT nos estados, “a maioria destaca seus apoios a candidatos a deputado, senador e governador, mas evitam se pronunciar quanto à corrida pelo Palácio do Planalto nas redes sociais”, destaca o texto da Folha.

O levantamento da Folha mostra que apenas três prefeitos do PL citaram ou publicaram fotos de Bolsonaro em suas redes: Jânio Natal, de Porto Seguro (BA), Irmão Naldo, de Galinhos (RN), e Maciel Gomes, de Senador Elói de Souza (RN).

O texto cita casos no RN, quando aponta que há casos de prefeitos do PL que apoiam candidatos do PT para governos estaduais, mas não fazem menção direta a Lula nas redes sociais. “Em Assu (RN), o prefeito Doutor Gustavo apoia a reeleição de Fátima Bezerra (PT), sem mencionar apoio explícito a Lula”. Os repórteres citam, também, o prefeito de Baturité (CE), Herberlh Mota, apoia Elmano de Freitas (PT) para o Governo do Ceará e Camilo Santana (PT) para o Senado.