CARLOS EDUARDO COMEMORA LIDERANÇA E ANUNCIA: “CONSTRUIR GRANDE ALIANÇA”


“Estamos conversando com várias forças políticas. E espero, ano que vem, construir uma grande aliança política para disputar a eleição”, afirmou o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), ao comemorar a liderança da corrida pela sucessão municipal em Natal, conforme os dados da pesquisa Diário do RN/Datavero de intenção de votos, divulgada nesta quarta-feira (25).

Para o presidente do PSD na capital, o número obtido na sondagem estimulada (29,8%) é sinônimo de que o eleitor natalense o apoia e reconhece seu trabalho à frente do executivo municipal por quatro mandatos. Em sua agenda pré-campanha, Carlos Eduardo também tem se reunido com lideranças comunitárias e políticas, instituições e representantes da sociedade civil, com quem tem discutido propostas de melhorias para a cidade.

Por meio do seu perfil no Instagram, o ex-gestor tem feito uma série de vídeos relembrando as principais obras realizadas durante suas administrações, como o aterro sanitário de Natal, o viaduto da Avenida Prudente de Morais e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
“Agradeço ao povo de Natal a lembrança e o apoio. Obrigado Natal! Vamos em frente!”, disse ele, que já vem se movimentando em atividades políticas em diversas áreas da cidade, como no último sábado (21), quando participou do início dos festejos pelo aniversário do bairro do Alecrim.

ÁLVARO MANTÉM SILÊNCIO

Fiel à sua estratégia de não falar sobre as eleições municipais de 2024 à imprensa, o prefeito Álvaro Dias não comentou o segundo lugar obtido pelo seu futuro candidato à Prefeitura de Natal na pesquisa Diário do RN/Datavero. Conforme o estudo, apesar de ainda não ter sido escolhido, o futuro indicado do prefeito foi citado por 9,7% dos entrevistados. Já no cenário espontâneo, o candidato de Álvaro lidera com 7,2% das intenções de votos.

Em entrevista à 98 FM na última quinta-feira (19), o gestor afirmou não ter problemas em apoiar um candidato técnico e enalteceu o trabalho desenvolvido por seus secretários municipais, em especial a titular da pasta do Planejamento, Joanna Guerra. Presidente do Republicanos em Natal, a secretária é companhia constante do prefeito em eventos e ações oficiais do executivo e já foi bem avaliada pelos vereadores do grupo político do prefeito.

“O candidato que vai me suceder tanto pode ser técnico quanto político. Todos os secretários têm suas qualidades. Joanna Guerra é extremamente técnica e muito inteligente, enfim, ela tem um papel importante na nossa gestão, é muito competente e pode sim vir a ser a nossa candidata. Ela tem uma percepção política muito boa”, garantiu Álvaro Dias.

PT APOSTA NA INFLUÊNCIA DE LULA

Apesar de figurar como a mais rejeitada entre os eleitores natalenses, a pré-candidata à Prefeitura de Natal, deputada federal Natália Bonavides (PT), aparece em terceiro lugar na pesquisa Diário do RN/Datavero. A colocação da parlamentar entre os três mais citados para prefeito “diminui” o efeito da rejeição para o grupo político da pré-candidata, que vê no fato do presidente Lula ser o político com mais força e poder de transferência de votos em Natal como fator determinante para uma mudança no cenário político.

“Lula é decisivo para o voto de 40% do eleitorado de Natal e, com o cenário de indefinição devido à pulverização de candidaturas e de nunca ter sido candidata a cargo majoritário, Natália segue muito bem citada, aparecendo entre os três primeiros colocados. Não temos a menor dúvida de que ela estará no segundo turno e com chances reais de vitória”, afirmou o vice-presidente estadual do PT, o vereador Daniel Valença (PT).

A vereadora Brisa Bacchi (PT) também defende o crescimento em pesquisas, apesar de reconhecer que a deputada receberá cada vez mais críticas por parte dos opositores. “Natália, assim como outras mulheres de esquerda e que não têm medo de se posicionar, é e será muito atacada daqui para frente – porque é a pré-candidata à Prefeitura que mais se coloca em oposição a Álvaro Dias”, afirmou.

Para ela, a esquerda tem poucos quadros à disposição, “ainda mais com a capilaridade da deputada mais votada do RN nas eleições passadas. É a máxima do ‘prego que se destaca, leva martelada’. Não surpreende que seja o maior alvo da direita, como também não surpreende todas as pesquisas que mostram seu crescimento nas intenções de voto”, concluiu.

SUCESSORES DE ÁLVARO

O 8º mais citado para a Prefeitura de Natal foi o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), que se comprometeu publicamente com Álvaro Dias, para apoiar o candidato que o prefeito indicar para o próximo ano. Em uma postagem, escreveu: “O entendimento nacional entre o nosso PSB e o Republicanos também terá repercussão no RN nas eleições de 2024. Essa parceria já está feita em Natal, onde caminharemos juntos, e acontecerá também em vários municípios potiguares. Política é um processo construtivo. Eu e Álvaro Dias queremos fortalecer os partidos e somar esforços”.

A 10ª mais citada foi a secretária Joanna Guerra, que sempre afima que seu papel “é sempre técnico e nunca político” e que “não pensa ou pretende opinar sobre questões políticas”, é presidente do Republicanos em Natal, com mandato iniciado em 9 de fevereiro passado e com fim previsto para 18 de novembro de 2024, Joanna Guerra falou ainda sobre sua gestão à frente do diretório. “É um cenário novo para mim”, garantiu.