PREFEITO DE MACAPÁ AGRIDE CINEGRAFISTA DURANTE VISITA A OBRAS DE HOSPITAL

jornalista detido

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), agrediu um cinegrafista membro da equipe do jornalista Heverson Castro, editor-chefe de um portal de notícias local, durante uma visita às obras do Hospital Municipal de Macapá, neste domingo, 17. Um vídeo obtido por O Antagonista mostra que a confusão ocorreu após Heverson perguntar ao prefeito por que as obras estão demorando para serem concluídas.

O prefeito não responde à pergunta e, na sequência, parte para cima do cinegrafista, aparentemente para tentar retirar o celular de sua mão. É possível ver Dr. Furlan puxando o profissional pelo pescoço.

Outras pessoas presentes no local separam os dois, e começa uma discussão entre servidores da prefeitura e os profissionais da imprensa. A Guarda Municipal foi acionada. Heverson e os dois membros de sua equipe presentes foram levados para a Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher, onde permanecem.

Prefeito de Macapá agride cinegrafista durante visita a obras de hospitalhttps://t.co/QGGLt9zxdm. pic.twitter.com/yTak26Nf5j— O Antagonista (@o_antagonista) August 17, 2025

“Houve um tumulto por ocasião de uma inauguração na zona norte da cidade, em que supostamente o prefeito teria sido agredido, o que não se confirmou. Tanto é que ele não figura como vítima no boletim de ocorrência“, afirmou o advogado de Heverson sobre o ocorrido.

Ainda de acordo com o advogado, Heverson estava desempenhando sua função como jornalista ao questionar o prefeito e acabou sendo vítima de agressão durante a confusão.

Em nota, a prefeitura de Macapá disse que o prefeito foi agredido verbalmente pelo jornalista, quem ainda teria tentado agredir o chefe do Executivo municipal fisicamente.

“A prefeitura de Macapá repudia a conduta de violência ocorrida na manhã deste domingo, 17, durante a Agenda de Cidadania do prefeito Dr. Furlan. A equipe municipal estava em sua primeira visita, no Hospital Municipal de Macapá, localizado na Zona Norte. O blogueiro Heverson Castro, acompanhado de outros dois indivíduos identificados como Marshal e Iran Froes, interrompeu a atividade oficial, agrediu verbalmente o prefeito e ainda tentou agredi-lo fisicamente”, inicia a nota.

“Além do gestor municipal, duas servidoras também foram agredidas e já estão na Delegacia da Mulher prestando ocorrência. A instituição reitera que não tolera nenhum tipo de violência, intimidação ou desrespeito que dificultem o trabalho realizado diariamente em prol da população. As medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas para assegurar que os envolvidos sejam responsabilizados e que situações como esta não aconteçam”, complementa.

O Antagonista