DIA D DE VACINAÇÃO APLICA 18 MIL DOSES NO RN


O Dia D de vacinação no Rio Grande do Norte registrou 18 mil doses aplicadas em todo o Estado, segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS). A campanha de vacinação iniciada pelo Ministério da Saúde tem como foco a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes, com 17 vacinas disponíveis. A cidade de Natal foi a que mais registrou aplicações de doses de vacinas, com 7.157 doses, sendo 70% delas com foco no público-alvo da campanha.

Segundo a Secretaria de Saúde de Natal (SMS Natal), as vacinas mais procuradas foram dengue: 554 doses; HPV: 392 doses; ACWY: 324 doses e a VIP: 210 doses. De acordo com Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da SMS Natal, a pasta vai intensificar as ações nas próximas semanas visando fechar o ano com a maior quantidade possível de vacinas dentro dos 90% de cobertura vacinal.

“Continuamos fazendo esse trabalho de conscientização para que as famílias continuem levando seus filhos para atualização das cadernetas, recebendo equipes nas escolas, porque as ações de programa de saúde na escola estão fortalecidas com a parte de imunização. São ações nos bairros, praças, é uma busca ativa. Vamos continuar fazendo esse trabalho, até porque muitas crianças que procuraram a unidade no sábado, mas pelo montante de vacinas que tinha para tomar, vai precisar retornar a unidade para fechar seus esquemas. Com essa aproximação, as unidades pegam contato, ligam, vão atrás, os agentes estão atualizando os cadastros dessas crianças para fazer a busca nos territórios”, cita.

Das 17 vacinas disponíveis para crianças e adolescentes no Ministério da Saúde, Natal só está com cobertura dentro do esperado em duas: a BCG e a Hepatite B, justamente as duas vacinas que bebês recém-nascidos recebem ainda na maternidade, na maioria dos casos.

“Ainda temos deficiências de vacinas como a Febre Amarela, apesar de termos tido muitas doses aplicadas, mas a cobertura ainda é baixa, considerando que a cobertura é calculada em crianças menores de 5 anos. Temos uma cobertura abaixo de 60%. A média das outras vacinas está na faixa de 80 a 85%”, acrescenta.

Ainda segundo Veruska Ramos, o balanço da ação do Dia D na capital potiguar foi positivo. A pasta avalia, inclusive, que ações que ocorrem em todo o território nacional têm tido mais efetividade na capital potiguar.

“Consideramos que foi bastante positivo se compararmos a outros dias D. Fazia muito tempo que não tínhamos uma adesão tão grande da população, de chegarmos a um número expressivo de doses aplicadas”, disse Ramos.

A campanha de Multivacinação foi aberta no início de outubro e é focada nas crianças e adolescentes de até 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), priorizando os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo poliomielite e Covid-19, além do resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.

A campanha de vacinação segue até o dia 31 de outubro deste mês. Para se imunizar, basta apresentar documento de identificação e cartão de vacinação em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

Ao longo de todo o mês, as salas de vacina do município ofertarão vacinas de rotina e de campanha que protegem contra doenças como Covid-19, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria, tétano, coqueluche, influenza, poliomielite, HPV, meningite, pneumonia, rotavírus e hepatites A e B, além do imunizante contra a dengue.