MPE PEDE CASSAÇÃO DA PREFEITA DE BARAÚNA POR ABUSO DE PODER


O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu, nesta sexta-feira (17), parecer favorável à cassação dos mandatos da prefeita de Baraúna, Maria Divanize Alves de Oliveira, e do vice-prefeito, Marcos Antônio de Sousa. O órgão afirma que houve abuso de poder econômico e político nas eleições de 2024.

De acordo com o MPE, as investigações revelaram um esquema de financiamento cruzado entre empresas contratadas pela Prefeitura e a campanha da prefeita, indicando o uso de recursos públicos para fins eleitorais. Há suspeita de contratos superfaturados e de empresa de fachada utilizada para ocultar gastos de campanha.

O parecer também destaca provas digitais, como vídeos e postagens em redes sociais, que mostrariam a ligação direta entre empresários e integrantes da equipe de campanha. O material foi considerado legítimo por estar em perfis públicos.

Diante das evidências, o Ministério Público pediu à Justiça Eleitoral a cassação dos mandatos e a declaração de inelegibilidade por oito anos dos investigados. O caso segue agora para decisão judicial.