ALTO DO RODRIGUES REALIZA PALESTRA VOLTADA PARA O DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.


                              A fisioterapeuta Lilian da Cunha ministrou a palestra  
Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues realizou na manhã dessa quinta-feira (19), na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, uma palestra voltada para o 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Alunos, mães e professores participaram da palestra.

A mesa foi composta pela diretora da Escola Luiz Moreira da Silva Maria de Fátima, da coordenadora do projeto despertar Ivoneide Custódio, da secretária adjunta de educação Francinalda Ambrósio, da psicóloga Tatiana Regis e da  fisioterapeuta Lilian da Cunha.
A fisioterapeuta Lilian da Cunha ministrou a palestra sobre "O dia nacional de luta das pessoas com deficiência". vídeos foram exibidos sobre a inclusão social.
Projeto Despertar 
Durante o evento houve apresentações de danças pela equipe do Projeto Despertar. A equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação organizou o evento.

 
A psicóloga Tatiana Regis , ressaltou a importância do evento para o setor. “É um dia que marca a nossa história de lutas, conquistas e avanços por uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou a psicóloga .
A assistente Social Gerlande que dirigiu a solenidade, também destacou a luta dos portadores de necessidades especiais e o apoio da Prefeitura pela causa.

A secretária adjunta de educação Francinalda Ambrósio representou a secretária Irani Cunha, que cumpre agenda fora da cidade. 

O evento na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva contou com a participação do secretário de comunicação Abelardo neto, da secretária adjunta de educação Francinalda Ambrósio dentre outras autoridades presentes.

                                                 Equipe e alunos



                         Data especial
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com representantes das entidades nacionais. Foi escolhido o 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
A data foi oficializada em todo o Brasil por meio da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. 
                                              (blogdolucianoseixas)