OITAVO ANIMAL É LOCALIZADO MORTO EM PRAIA DE TIBAU


Oitavo animal é localizado morto em praia de Tibau

Animal foi encontrado morto na praia de Gado Bravo, município de Tibau. (Foto: Diário de Grossos/Ronaldo Josino)

Mais um mamífero foi localizado morto, desta feita na praia de Gado Bravo, município de Tibau na tarde desta terça-feira (24). A informação foi confirmada pelos técnicos do projeto Cetáceos da Costa Branca que faz o monitoramento na região litorânea da Costa Branca Potiguar.

Por telefone, os ambientalistas afirmaram há a hipótese de ser um integrante do grupo que encalhou no último domingo (22), na praia de Upanema, em Areia Branca-RN.

Técnicos do projeto foram para o local, onde realizarm a remoção e coleta de material do animal para análise. De acordo com o coordenador do projeto Cetáceos de Areia Branca, Flávio José Lima Silva, o animal encontrado ontem mede 4,15 metros e já se encontra no estado 3 de decomposição. Nesse estágio o animal já apresenta um forte cheiro e descamação da pele, expondo o tecido adiposo, o que explica a cor branca do que foi encontrado ontem. Segundo Flávio, as características do animal indicam que a morte poderia ter acontecido entre 24 e 48 horas, porém o dado só será confirmado após a necrópsia. “O clima da região é muito quente e isso acelera o processo de decomposição”, explicou.

O laudo da causa do encalhe das falsas-orcas deve sair em 90 dias. O coordenador do projeto Cetáceos de Areia Branca, Flávio José Lima Silva, responsável pelo monitoramento na região, adiantou que estão sendo estudadas duas possibilidades para o encalhe. “O líder do grupo podia estar doente e ter perdido o rumo, guiando os demais para a praia. Outra hipótese, é a das Pseudorcas – espécie dos cetáceos encalhados – terem seguido um cardume de peixes, com a intenção de se alimentarem, e chegaram às águas rasas”.


                                                 Vozdeareiabranca.com