PREFEITO IVAN PADILHA PODE PREJUDICAR 23 MUNICÍPIOS DO VALE DO AÇU SE NÃO RENUNCIAR PRESIDÊNCIA DO CONSÓRCIO

consorcio residuos solidos
Apesar de ser o principal alvo da acusação de corrupção e improbidade administrativa em diversos processos que tramitam na Justiça, o prefeito de Pendência Ivan Padilha, do PMDB, eleito por seus colegas como presidente do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu, devia não ter aceitado a indicação para assumir o cargo desse importante órgão que tem papel fundamental em todas as ações de resíduos sólidos "seja na coleta seletiva, na educação da população quanto à destinação correta do lixo e na administração de aterros sanitários".
Há pouco dias, o juiz Marco Antônio Mendes Ribeiro, determinou a interdição das obras de drenagem superficial das ruas projetadas do conjunto Feliz Pendências e a suspensão dos respectivos pagamentos à empresa Conjal, responsável pela obra, acatando as alegações do Ministério Público Estadual de que houve fraude nos procedimentos licitatórios, mas mesmo assim, o prefeito Ivan Padilha, teima em permanecer no cargo de presidente, mesmo que isso possa entravar e dificultar o processo das ações para auxiliar os municípios no atendimento às exigências da lei que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos.
No entanto, a eleição do prefeito Ivan Padilha, do PMDB, já começa a desagradar a maioria dos prefeitos da região e a primeira demonstração desse mal estar, aconteceu logo no primeiro encontro dos gestores realizado no último dia 5, quando foi aprovado o Estatuto da entidade. De um total dos 23 prefeitos que integram o Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu, apenas oito compareceram ao evento e dois mandaram representantes.
Começa a crescer um movimento para que o prefeito Ivan Padilha renuncie a presidência. Os colegas dele não falam abertamente da renúncia, mas nos bastidores ninguém acredita que esse projeto avance, depois das denúncias graves envolvendo o chefe do Executivo de Pendências. De um total de três projetos elaborado pelo Governo do Estado através da Semarh para a construção de sistemas de aterro para destino final de lixo, apenas o de Assú pode ficar engavetado e nunca sairá do papel enquanto, o prefeito Ivan Padilha continuar na presidência da entidade.
Depois que a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Maria Zeneide Bezerra, acatou no último dia 14 de agosto, a denúncia de crime improbidade administrativa do Procurador-Geral de Justiça em Substituição, Jovino Pereira Da Costa Sobrinho, contra o prefeito Ivan Padilha - cresce entre os prefeitos do Vale do Açu, a certeza de que os 23 municípios da região, nunca receberão os recursos que somam R$ 22 milhões para a construção dos aterros da região do Alto Oeste e do Seridó, fruto de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde.

Pois é, Os prefeitos do Vale do Açu temem que a população dos municípios seja prejudicada, se o prefeito de Pendências Ivan Padilha, não renunciar e continuar na presidência do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico.

                                                                Blog do VT