ALTO DO RODRIGUES TERRA BOA DE SE VIVER



Alto do Rodrigues é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião do Vale do Açu. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2010 sua população era estimada em 12.306 habitantes. Área territorial de 191 km².

O município emancipou-se de Pendências através da Lei nº 2.859, de 28 de março de 1963.

Limita-se com os municípios de Carnaubais (Oeste), Pendências (Norte e Leste), e Afonso Bezerra (Sul).


A sede do município está a 5° 17’ 18” de latitude sul e 36° 45’ 44” de longitude oeste. A altitude é de 13 m acima do nível do mar e a distância rodoviária até a capital é de 180 km.5


O nome Alto do Rodrigues é uma homenagem à família de Joaquim Rodrigues Ferreira - fundador da cidade -, que instalou no Alto, à época apenas uma localidade do município de Pendências e deram início ao povoamento da região. O fundador Joaquim era bisavô do atual Prefeito Abelardo Rodrigues,que cumpre seu mandado brilhantemente até o ano de 2016.

De acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo cambissolo eutrófico. Sua aptidão para a atividade agrícola é restrita para lavouras e apta para culturas de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju e coco). Pequena área de várzea, a oeste, com aptidão regular para lavouras e apta para culturas de ciclo curto. Pequena área ao norte indicada para preservação da flora e da fauna ou para recreação.