SINDICALISTA CRITICA ROBINSON POR CONTRATAR BOLSISTAS EM VEZ DE FAZER CONCURSO


O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai-RN), Santino Arruda, reafirmou nesta terça-feira, 18, a necessidade de haver concurso público para o preenchimento de vagas no Governo do Estado.

De acordo com ele, que na última quarta-feira, 12, apresentou no gabinete de transição da governadora eleita Fátima Bezerra (PT), um relatório que retrata a situação dramática dos órgãos públicos estaduais, o governo se prevalece do sistema de bolsas para não realizar concursos públicos.

Para Santino, a “profissionalização” dos bolsistas fragiliza o serviço público, até pela falta de continuidade do processo trabalhista, o que acarreta no adiamento ou impedimento de abertura de concurso.

Segundo o sindicalista, a bolsa de estágio é um sistema importante e respeitado pelas entidades de classe, que proporciona uma chance de qualificação ao jovem profissional no início da carreira, porém não deixa de ser um contrato “precário” de trabalho.

“O Governo se aproveita disso para não lançar os editais de concurso para provimento de vagas em vários órgãos e setores”, criticou o presidente do Sinai.