GOVERNO DO RN PROPÕE PAGAR ATIVOS E SINDICATO MARCA ASSEMBLEIA PARA DECIDIR SOBRE PARALISAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL


O governo do Rio Grande do Norte apresentou ao Sindicato da Polícia Civil do estado (Sinpol-RN) e Associação dos Escrivães (Assesp) uma proposta para o fim da paralisação de agentes e escrivães, iniciada na manhã da quarta (26). Segundo o Sinpol, a proposta é pagar somente aos ativos, nesta sexta-feira (28), o 13º salários atrasado de 2017. A categoria reinvindica, no entanto, além do benefício atrasado, também a definição de quando serão pagos os salários de dezembro e o 13º deste ano.

"Agora, vamos nos reunir em assembleia às 11h, na Central de Flagrantes, para decidirmos o futuro da paralisação", disse Nilton Arruda, presidente do Sinpol.

"A proposta que recebemos foi essa – de o governo pagar apenas aos ativos – deixando de fora aposentados e pensionistas, sem falar que a proposta não menciona nada sobre o 13º deste ano nem fala do salário de dezembro", ressaltou Nilton.

"Sendo assim, na minha opinião, é uma péssima proposta. Mas, vamos ver o que a categoria resolve na assembleia", acrescentou.

Salários atrasados
O governo do estado não pagou o 13º salário de 2017 dos servidores públicos que ganham acima de R$ 5 mil, o que inclui a maior parte dos servidores da segurança púiblica. Além disso, ainda não divulgou quando vai pagar os salários de dezembro nem o 13º deste ano.

Segundo o Sinpol, a paralisação afeta o funcionamento de mais de 95% das 160 delegacias da Polícia Civil no estado. “Só estamos recebendo os casos de flagrante. Em Natal, os boletins estão sendo feitos no Comando Geral da PM. E, no interior, apenas nas delegacias regionais de Caicó e Mossoró”, ressaltou Nilton. Na Grande Natal, ainda de acordo com o sindicato, apenas a Delegacia de Nísia Floresta funciona normalmente.

Em Natal, a Polícia Civil possui 15 delegacias distritais e 18 especializadas. Todas, ainda de acordo com o presidente do Sinpol, estão fechadas e com os telefones cortados por falta de pagamento. A Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol) confirma apenas o corte dos telefones.

Boletim online

Pela internet, é possível o cidadão registrar BOs em casos de documentos perdidos ou furtados. Contudo, em razão da demanda, o processo está demorado. “Quando a pessoa registra o BO online, é preciso que um policial faça a homologação do registro. Esse policial continua trabalhando, mas como a demanda aumentou em razão de as delegacias estarem fechadas, esse procedimento vai demorar”, ressaltou Nilton.

Direito de greve suspenso

Presidente do Sindicato da Polícia Civil do RN, Nilton Arruda disse que a categoria não considera o movimento uma greve, uma vez que o direito de greve para os policiais civis foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal desde abril de 2017. Desse modo, no entendimento do Sinpol, apenas durante uma greve o percentual de 30% dos serviços em atividade deveria ser mantido.