RECOMENDAÇÕES DE COMITÊ SERÃO ANALISADAS PELO ESTADO


A governadora Fátima Bezerra deverá se posicionar oficialmente sobre a edição de um novo decreto com medidas mais duras, flexibilizadas e/ou regionalizadas para o combate à pandemia do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (31). O Decreto Conjunto 30.419 assinado entre ela e o prefeito de Natal, Álvaro Dias, expira no próximo sábado, dia 2 de abril. A decisão de Fátima Bezerra será embasada no posicionamento do Comitê Científico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), que a assessora na tomada de decisões relativas à pandemia.

Nesta terça-feira (30), Fátima Bezerra se reuniu virtualmente com prefeitos das maiores cidades do Rio Grande do Norte, incluindo Álvaro Dias (Natal) e Alysson Bezerra (Mossoró). Também participou o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Anteomar Pereira da Silva, conhecido como “Babá”, prefeito de São Tomé. Além deles, o presidente da Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), Fernando Bezerra, que é prefeito de Acari.

 Na reunião remota, a governadora Fátima Bezerra destacou que está sensível às reivindicações feitas por eles que sugerem o início da flexibilização da economia, inclusive, com proposta de regionalização das medidas sob o argumento que as situações dos pequenos comércios nos municípios, principalmente os menores, são singulares.

Fátima Bezerra destacou a parceria que o Governo do Estado tem mantido com as prefeituras que, de acordo com ela, têm se empenhado para fazer cumprir as medidas mais restritivas do decreto vigente, assinado conjuntamente pelo Governo do Estado e prefeitura de Natal sob orientação dos Ministério Público do Estado (MPRN), Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF). “As medidas se revelaram bastante eficazes e estão em sintonia com o que prega a ciência - o caminho para enfrentar a pandemia são as medidas de ordem protetivas como o uso da máscara, higienização permanente das mãos, distanciamento social e vacinas”, frisou a governadora. 

LAIS sugere volta em formato híbrido Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), que faz parte do Comitê Científico que auxilia o Governo do Rio Grande do Norte na pandemia da Covid-19, sugere que o Estado libere a retomada das aulas em formato híbrido nas escolas privadas de Natal. Essa e outras sugestões estão em relatório finalizado na noite da segunda-feira (29), que também sugere a manutenção de restrições impostas pelo atual decreto em vigor no território potiguar e toque de recolher na Páscoa. 

Analisando os efeitos das medidas restritivas tomadas em conjunto pelo Governo do Estado e Prefeituras, foi constatada uma evolução e tendência de queda nos números de internações e na taxa de transmissibilidade. A redução na fila de espera por leitos críticos também foi constatada e, de acordo com os próprios pesquisadores, o fato se deve à ampliação no número de leitos e também às restrições em vigor desde o mais recente decreto publicado em 17 de março. “A redução dos pedidos de internações em leitos Covid-19 pode ser um indicativo positivo do decreto estadual publicado em conjunto com o município de Natal/RN e, também, dos decretos de Parnamirim/RN, São Gonçalo do Amarante/RN e CearáMirim/RN, os quais seguiram o decreto estadual ou impuseram um decreto ainda mais rigoroso. Esse fator, provavelmente, vem contribuindo para mitigar os efeitos da transmissibilidade e das internações na Região Metropolitana de Natal/RN", aponta o relatório. 

Além de voltar a criticar a utilização de Ivermectina, Cloroquina e Hidroxicloroquina, os pesquisadores disseram no relatório que, com o avanço na vacinação e efeitos das restrições, “é possível observar, em todo o RN, uma redução dos pedidos por internação em leitos covid-19". “Isso, provavelmente, já pode ser fruto dos primeiros impactos positivos do último decreto publicado. Como os resultados, neste momento, ainda são lentos, não é possível falar, agora, em relaxar as medidas sanitárias, ao menos até a Páscoa. É necessário ter uma maior clareza quanto à sustentabilidade na redução das solicitações de internações por Covid-19 por um prazo maior de dias, com o propósito de poder orientar de maneira mais segura as autoridades públicas do Estado no que diz respeito ao relaxamento das medidas impostas no último decreto", afirmam os pesquisadores. Como recomendações, eles sugeriram 11 pontos específicos ao Poder Público, desde a ampliação da vacinação a novas medidas restritivas. 

O grupo quer que o decreto atual seja mantido até, pelo menos, o dia 4 de abril, que é o dia de Páscoa, e que o Rio Grande do Norte tenha um toque de recolher das 5h do sábado (3) até as 5h da segunda-feira (5). Após esse período, eles sugerem que as aulas em formato híbrido, com 50% da capacidade das escolas, mas somente em escolas que tenham a capacidade de se atender às normas sanitárias para atividades presenciais. 

O decreto vigente no Estado prevê restrições somente até o dia 2 de abril, mas o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, disse que a tendência é que ocorra uma prorrogação. 

Pandemia no RN 

Veja abaixo os números relativos à covid-19 no Estado 

à 195.285 casos confirmados à 71.110 

casos suspeitos à 410.020 casos descartados 

à 4.474 

óbitos à 15 óbitos confirmados ocorridos entre os dias 29 e 30 de março e notificados: Natal (07), Mossoró (1), Parnamirim (3), Santa Cruz (1), São Gonçalo do Amarante (1), Serra do Mel (1) e Serrinha (1). 

Datas dos 47 óbitos que foram registrados de outros dias: 

24/03- 02 

25/03- 02

26/03- 04 

27/03- 09 

28/03- 15