RN REGISTRA MAIS 60 MORTES POR COVID, SENDO 17 EM 24 HORAS


Nas 24h encerradas ao meio-dia dessa quinta-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registrou a ocorrência de mais 60 provocadas pela covid no Estado. Desses, 17 ocorreram entre a quarta e quinta-feira com oito registros somente em Natal. Com esse número, o total de vidas perdidas para a doença entre potiguares chegou a 4.309.

Além dos oito óbitos registrados em Natal, ocorreram mortes pela covid em Goianinha (1), Areia Branca (1), São Gonçalo do Amarante (1), Ceará mirim (1),Guamaré (1), Macaíba (1), Mossoró (1), Jardim do Seridó (1) e Santa Cruz (1). Conforme Boletim Epidemiológico publicado pela Sesap nessa quinta-feira, o RN soma 189.479 casos confirmados para a doença. Existem outros 66.719 em investigação e 401.679 descartados

O Estado contabiliza 138.506 pessoas recuperadas da doença. Entendimento Nesta semana, a Coordenação de Imunização da Sesap se reuniu com o Ministério Público Estadual, Federal, Municipal e com o Ministério Público do Trabalho para tratar a respeito da nota técnica número 05, a qual foi ratificada e definidos os critérios para vacinação dos profissionais de saúde no estado do Rio Grande do Norte. 

Assim, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, neste momento serão considerados para fins de vacinação: indivíduos que estejam trabalhando em serviços e sistemas de saúde, como estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde como: hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias e drogarias. 

Estão entre os profissionais, os representados em 14 categorias, conforme resolução do CNS: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares. 

A nota destaca ainda que estão inseridos os agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio como: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, gestores e outros. 

A vacinação alcança também os profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas ou parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. 

Estão inclusos também: acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Serão vacinados também os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios. 

A Sesap ressalta que devem ser vacinados os profissionais de Saúde que estejam em atividade em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e  gestão à saúde. Qualquer situação que não se enquadre nesse conceito não estará contemplado como público alvo desta etapa de vacinação. 

Os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal), não serão contemplados nos grupos prioritários