VEREADORES SÃO CRITICADOS APÓS INTIMIDAR MÉDICO EM HORÁRIO DE DESCANSO NO INTERIOR DE SP; VÍDEO


Dois vereadores de Cachoeira Paulista (SP) estão sendo criticados nas redes sociais depois de compartilharem um vídeo em que aparecem invadindo a sala de descanso da Santa Casa para intimidar um médico. Na gravação, eles acordam o profissional, começam a gravar e o acusam de dormir no horário de trabalho (veja vídeo acima).

Ao G1, o médico contou que dava plantão de 36 horas de trabalho seguidas, para manter o atendimento na falta de dois médicos que estão afastados por Covid-19.

Os vereadores que aparecem no vídeo são Felipe Piscina e Max Barros, ambos do DEM. Os dois foram até a Santa Casa na quarta-feira (24) para fiscalizar o atendimento. No vídeo, eles abrem a porta da sala de descanso onde o médico está dormindo e o acordam com acusações de recusa de atendimento.

Na imagem, com uma ficha na mão, o vereador acusa o médico de dormir no horário e local de trabalho enquanto pessoas aguardavam por atendimento. O vereador se exalta, grita e amassa a ficha de um paciente.

O vídeo foi postado na rede social do vereador Felipe Piscina que passou a ser criticado por moradores. A postagem tem cerca de 900 comentários. O médico Rodrigo Coragem conta que a unidade está funcionando com metade da equipe médica, apenas dois profissionais, pois outros dois estão afastados com Covid-19.

Ele estava em atendimento desde a noite de terça-feira (23), mais de 24h de trabalho quando foi tirar uma hora de descanso e foi filmado. A Santa Casa emitiu uma nota onde afirma que o profissional estava em intervalo, previsto em lei (leia mais abaixo).

O médico conta que, pouco antes do flagrante, havia passado 1h40 tentando reanimar um paciente de 44 anos que não resistiu e morreu com Covid-19. Em seguida, atendeu a família da vítima para comunicar a morte e decidiu descansar.

“Eu levantei correndo quando ouvi esmurrarem a porta porque achei que alguém estava morrendo. No meio de uma pandemia, sendo levados ao limite a gente ainda tem que ver cenas como essa. Aquelas pessoas não sabiam pelo que nós estávamos passando, vendo paciente morrer por falta de UTI. Fazer o que pode sem estrutura”, comentou Rodrigo.

O médico ainda questionou a suposta fiscalização alegada pelos vereadores ao invadirem a unidade.

“É uma inversão. Não temos um raio-x digital na Santa Casa, isso é culpa de quem? A culpa da situação que estamos vivendo não é do profissional, mas da classe política. Eu estou fazendo tudo que eu posso e estou sendo colocado no meu limite todos os dias e receber isso de volta é um absurdo”, disse.

Após a confusão, o médico ainda seguiu com os atendimentos e encerrou às 7h desta quinta-feira (25), com 36 horas de trabalho.