VOLKSWAGEN VAI MUDAR SEU NOME PARA VOLTSWAGEN NOS EUA


No que parecia ser uma grande trollagem, a Volkswagen of America publicou um comunicado breve e inacabado à imprensa na segunda-feira (29) anunciando um plano para mudar seu nome para Voltswagen of America. Volt como em ... eletricidade. Entende? Porque a Volkswagen (VLKAF) está vendendo veículos elétricos agora.

Como a próxima quinta-feira é dia 1º de abril, também conhecido como Dia da Mentira, não estava claro se este era um lançamento prematuro de um plano real que deveria ser anunciado daqui um mês --ou apenas o lançamento prematuro de uma piada moderadamente engraçada.

Mas a companhia confirmou o fato nesta terça-feira (30). "Podemos estar trocando um K pelo T, mas o que não estamos mudando é o compromisso da marca", disse Scott Keogh, presidente-executivo da Voltswagen of America.

Em anúncios e em emblemas cromados na parte traseira de seus veículos elétricos, a Volkswagen, pelo menos nos Estados Unidos, diz que usará o nome Voltswagen. O nome não aparecerá nos carros movidos a gasolina.

Comunicados falsos à imprensa são um clássico da data, e as montadoras costumam entrar no jogo divulgando coisas como o Mini Yachtsman, uma piada de 2012 da Mini Cooper, do Grupo BMW, na qual a empresa anunciou que estava fazendo um carro anfíbio. (Claramente não fez.)

Por outro lado, não será a primeira vez que uma empresa brinca com seu nome para promover grandes mudanças. Em 2018, a rede de restaurantes IHOP anunciou um plano para mudar seu nome para IHOb. IHOP significa International House of Pancakes. A mudança temporária foi feita para promover os novos Ultimate Steakburgers da rede.

A Volkswagen da Alemanha anunciou movimentos importantes no mercado de carros elétricos com o lançamento do carro elétrico ID.3 e do SUV elétrico compacto ID.4. A VW não pretende vender o ID.3 nos Estados Unidos, mas o ID.4 está sendo vendido no mercado americano. A controladora, que não mudará de nome, segundo o comunicado, também anunciou recentemente grandes investimentos na fabricação de baterias.

O nome Volkswagen significa "carro do povo" em alemão. Um volt --como em Voltswagen-- é uma medida de energia elétrica. O nome "Voltswagen" também não será o primeiro uso da unidade de medida em relação a um veículo. A General Motors construiu o Chevrolet Volt híbrido plug-in, conhecido como Opel Ampera na Europa, de 2011 a 2019.

Matéria traduzida, clique aqui e aqui para ler os textos originais