O "BOOM" DA COVID-19 NO RN: 12 HOSPITAIS JÁ ESTÃO COM 100% DE UTIS OCUPADAS


Aconteceu de novo. Ou melhor: está acontecendo. O Rio Grande do Norte está, mais uma vez, vivenciando a situação de ocupação total de leitos para tratamento de covid-19. Na manhã deste domingo (30), por volta das 8h, 12 hospitais que integram o sistema do Regula RN para o tratamento da covid-19 já se encontravam com 100% de ocupação de suas UTIs. Outros dois estavam com taxa de ocupação acima de 90%.

Segundo o Regula RN, há apenas 16 leitos de UTI disponíveis para pacientes covid-19 em todo o Rio Grande do Norte. Outros 108 estão ocupados e 15 bloqueados - tem mais 24 ocupados com pessoas que não estão com a doença.

Na sexta-feira (28), em tom de alerta, o Governo do RN chegou a divulgar um texto para a imprensa informando que o Hospital Giselda Trigueiro (HGT), que é a principal unidade de referência da rede, tinha apenas três leitos livres. Neste domingo, não resta mais nenhum.

Leitos x Contágios

O Governo do RN divulgou também durante a semana que tem trabalhado na reabertura de leitos e que, inclusive, ultrapassou a marca dos 400 leitos, somando clínicos e de UTI. Em parceria com municípios, foi possível a abertura de mais de 100 leitos em três dias, passando de 313 no dia 25 para 418 leitos no fim da manhã de sexta.

Porém, para se ter uma ideia da velocidade do avanço da covid-19, somando os novos casos confirmados da doença apenas na sexta e no sábado, foram quase 5 mil. Além disso, o RN tinha ainda um significativo número de 8 mil suspeitos para a doença - que ainda não foram testados, mas apresentam os sintomas, ou que apenas aguardam o resultado dos exames.

Com isso, janeiro de 2022 já entrou para a história da pandemia como um dos meses com maior número de casos confirmados da doença. E é porque o mês ainda nem acabou. Desde maio do ano passado não se tinha tanto registro de covid-19 assim.