PL DE VALDEMAR COSTA NETO E DE BOLSONARO ESTÁ MAIS PARA QUADRILHA


O Partido Liberal (PL) de
Valdemar Costa Neto, ao qual filiou Jair Bolsonaro para disputar a reeleição em outubro próximo, está mais para quadrilha do que para partido político, um dos 33 registrados.

Seu dono, Costa Neto, foi condenado e preso por envolvimento com o mensalão do PT, escândalo que estourou em 2055 quando Lula era presidente da República. Ele cumpriu parte da pena.

Dos 27 presidentes estaduais do PL, pelo menos 18 foram ou ainda são alvo de alguma investigação, segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, e publicado hoje.

Os processos vão de desvio de verbas para construção de estradas a sequestro e cárcere privado. Todos eles estão no cargo não porque foram eleitos para isso, mas por indicação de Costa Neto.

Daí deriva o poder de Costa Neto que pode destituí-los na hora que bem quiser. Já destituiu alguns que resistiram à ideia de ter Bolsonaro como candidato do PL contra Lula.

Bolsonaro não dá sinais de que esteja incomodado com tais companhias. O PL é o terceiro partido com maior número de deputados federais. Espera crescer, se reeleja Bolsonaro ou não.