FILHA DE ROBERTO JEFFERSON ADMITE QUE PAI PODE PEDIR INDULTO A BOLSONARO: ‘SE PRECISAR, ELE VAI NOS AJUDAR’


A ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, afirmou que, caso seja preciso, ela pode pedir ajuda ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para dar o indulto a seu pai. Presidente de honra do PTB, Jefferson está preso desde agosto do ano passado por ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quinta-feira, Bolsonaro deu o perdão presidencial ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), que havia sido condenado na véspera pelo Supremo por ameaçar e incitar à violência contra ministros da Corte. Cristiane, no entanto, ponderou que ainda não é possível fazer uma medida parecida para beneficiar seu pai, pois Roberto Jefferson ainda não foi condenado.

— Se lá na frente precisarmos pedir isso ao presidente, se ele puder, com certeza vai nos ajudar — disse Cristiane, que completou: — Mas a gente tem fé na Justiça e acredita que o judiciário não é representando apenas pelos ministros do Supremo que não aceitam críticas.

A filha do ex-deputado federal ironiza dizendo que seu pai está em uma “prisão preventiva pérpetua”. Em janeiro deste ano, Roberto Jefferson passou a cumprir a pena de casa.

— É capaz de, caso ele seja condenado, ter uma pena até menor do que o tempo que está cumprindo agora preso — afirmou, completando que o pai está preso por sua língua ser “um chicote da verdade”.

Mais cedo, Cristiane Brasil publicou no Twitter uma contagem de quantos dias seu pai está preso. Após a prisão de Roberto Jefferson, em agosto, a ex-deputada chegou a cobrar por uma ação de Bolsonaro. Na ocasião, também usou suas redes sociais para questionar:

“Estão prendendo os conservadores e o bonito não faz nada?”.

Sobre o indulto concedido a Silveira, correligionário de Jefferson, Cristiane disse que o Bolsonaro atendeu a um anseio de uma parcela considerável da sociedade. A fala da ex-deputada federal é seguida pelo presidente atual do PTB, Marcus Vinícius Neskau.

O dirigente comemorou o perdão a Silveira e afirmou que o decreto fortalece a candidatura do deputado federal ao Senado. Neskau disse ainda que os aliados de Bolsonaro esperavam uma medida do presidente para reverter a sentença do STF.

— Todo mundo que é bolsonarista e estava ao lado de Daniel esperava uma posição do presidente. E o presidente deixou claro que não abondana soldado ferido. Também deixou muito claro quem é o candidato dele ao Senado no Rio — disse.

Mesmo com a condenação pelo plenário do STF, Neskau acredita que Silveira poderá disputar a eleição porque ainda não houve o transito em julgado do processo. A defesa do deputado entrará com um recurso de embargo de declaração na Corte. Isso dará, segundo o presidente do PTB, tempo para que ele concorra na eleição deste ano.

Neskau também concorda com Cristiane Brasil e afirma que não vê caminhos, por ora, para que Roberto Jefferson receba o mesmo tipo de perdão presidencial de Bolsonaro.

— Os dois caras que mais defenderam o presidente nos últimos tempos foram o Daniel e o Roberto. Mas são coisas completamente diferentes. O Daniel tem condenação, Roberto não, ele está em PTP, “prisão preventiva perpétua”.