SOBRE O QUE CANTAM AS PRINCIPAIS ESTRELAS DO FORRÓ DO RN?


As festas de São João estão batendo na porta… Muitos estão ansiosos para a volta dos shows. O Mossoró Cidade Junina e o São João de Assu tem uma programação recheadas de forró. Entre eles estão três cantores nascidos no Rio Grande do Norte que são sucesso em qualquer festa junina: Xand Avião, Raí Saia Rodada e Dorgival Dantas.

O TCM Notícia então resolveu fazer uma análise sobre os maiores sucessos destes três ícones do forró de estilos tão diferentes. Analisamos as 30 músicas cantadas por eles mais buscadas no maior portal de letras de música do Brasil (letras.mus.br). A ideia é saber sobre o que eles cantam através das palavras que mais aparecem nestas 90 canções. Este foi o resultado:

Ninguém imaginaria diferente: a palavra mais usada nas músicas dos três artistas é ‘amor’ – foi usada 107 vezes nas letras. A segunda que mais aparece é ‘a gente’ que reforça que as músicas tratam de relacionamento. Depois vem ‘faz’, ‘senta’ e ‘aqui’ – mostrando um novo perfil nas músicas dos forrozeiros: a ousadia. O Top 10 ainda traz: ‘coração’, ‘ser’, ‘quer’, ‘ver’ e ‘saudade’.


O cantor Xand Avião nasceu José Alexandre da Silva Filho na cidade de Itaú(RN). Ele ficou conhecido como cantor da banda Aviões do Forró – e quando isso aconteceu ainda morava em Apodi (RN). Depois de alguns anos na banda, seguiu carreira solo.

O potiguar já atingiu o topo das músicas mais tocadas do Brasil algumas vezes. Os sucessos se acumulam: ‘Não pode se apaixonar’, ‘Superação digital’, ‘Casal raiz’ entre outros.

Sucesso absoluto em 2021 – cantor da música mais executada em todas as regiões do país durante semanas – Raí Saia Rodada nasceu em Umarizal (RN) e quando foi escolhido para entrar no Saia Rodada foi para Caraúbas (RN) – sede da banda.

Raí conquistou o Brasil com a música ‘Tapão na raba’. O sucesso começou nas redes sociais e ganhou as rádios. Atualmente ele tem a música ‘cheiro do mato’ na regravação da novela ‘Pantanal’.

E o precursor dos sucessos nacionais nasceu e mora em Olho D’agua do Borges (RN). Dorgival Dantas demorou a fazer sucesso como cantor – antes fez sucesso como compositor.

Mas certamente ser nordestino e não ter ouvido e dançado uma música de Dorgival é tarefa difícil. ‘Destá’, ‘Colo de menina’, ‘Eu não vou mais chorar’…

Agora que você já relembrou o que vai ouvir nos shows deste ano, é bom anotar na agenda as datas e preparar o coração.