10 EMPRESAS DE TELEMARKETING QUE ATUAM NO RN PODEM TER ATIVIDADES SUSPENSAS POR AÇÃO ABUSIVA; VEJA LISTA
Uma ação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), notificou 10 empresas de telemarketing para que suspendam suas atividades por atuação abusiva no Rio Grande do Norte. O trabalho foi feito visando combater as ligações não solicitadas pelos consumidores para oferta de produtos e serviços. Os dados foram concedidos pelo Procon estadual ao Portal 96 nesta quarta-feira (20).
"Todas as empresas foram notificadas e estão dentro do prazo de suspensão de suas atividades. A prática considerada abusiva é o telemarketing ativo, ou seja, a forma de contato em que o consumidor não solicita o produto, porém, através de uma lista de cadastro a empresa ativamente busca o consumidor, mesmo que não tenha sido solicitada por ele", disse o coordenador do Procon estadual, Thiago Silva.
Houveram seis notificações em Natal, uma em São Gonçalo do Amarante, uma em Parnamirim e uma em Fortaleza. Mas, ambas atuam no estado. Além dessas, outras 170 em todo o Brasil também foram notificadas. A notificação foi feita após o registro de mais de 14 mil reclamações em três anos no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br, informou o MJSP.
Caso alguma das empresas atingidas descumpra a decisão de suspender suas atividades, foi estipulada multa diária de R$ 1 mil, com o acumulado podendo chegar a até R$ 13 milhões. De acordo com a Senacon, em breve será disponibilizado aos consumidores um canal de comunicação direto para denunciar as empresas que continuarem a realizar ligações de telemarketing abusivo, mesmo após a aplicação desta medida.
Confira a lista completa:
R M ROSADO EIRELI (Natal – RN).
Teleperformance SGA (São Gonçalo do Amarante - RN).
AeC CENTRO DE CONTATOS (Mossoró - RN).
Visão Call Center (Natal - RN).
Wave Contact Center (Natal - RN).
Nexcall (Natal - RN).
Teleperformance (Parnamirim - RN).
Evolux Sistemas (Natal - RN).
IZZI Cobrança (Fortaleza - CE).
InHouse Contact Center e Tecnologia da Informação (Natal - RN).
Como denunciar?
Ainda de acordo com Thiago Silva, o usuário pode acessar o endereço "http://denuncia-telemarketing.mj.gov.br" e registrar sua denúncia.
Já para casos que ocorram no município de Natal, o consumidor pode denunciar pelo telefone 3232-9050 ou (84) 98870-3865. Depois disso, o Procon Natal deverá tomar as medidas cabíveis.
Portal 96 FM