MAIORIA DOS BRASILEIROS AVALIA GOVERNO BOLSONARO COMO “RUIM” OU “PÉSSIMO”, DIZ PESQUISA


Segundo pesquisa do instituto FSB, divulgada nesta segunda-feira (25/07), a maioria dos brasileiros reprova a maneira como Jair Bolsonaro (PL) conduz seu governo. A nova rodada do levantamento revela que 58% dos entrevistados fizeram a indicação de que desaprovam ‘a forma de governar’ do ex-capitão. 36% aprovam a gestão do atual presidente.

Os volumes, tanto de aprovação, quanto de reprovação, são idênticos aos coletados pelo instituto há duas semanas. A pesquisa desta segunda ainda mostrou que, para além da atuação individual, o governo de Jair Bolsonaro também segue com altos índices de avaliação negativa.



Ao todo, 57% dos entrevistados marcam as opções ‘ruim’, ‘péssimo’ ou ‘regular mais negativo’ para se referir ao trabalho da atual gestão. No grupo, a opção ‘péssimo’ é a que mais se sobressai, atingindo 38%. Já aqueles que avaliam positivamente o atual governo somam 40%. 16% marcam a opção ‘ótimo’ para se referir a gestão de Bolsonaro, outros 15% indicam a opção ‘bom’ e 9% dizem que a atual gestão é ‘regular mais positiva’.

Os dados, desde o último levantamento divulgado há 15 dias, oscilaram dentro da margem de erro. Naquela ocasião, 55% apontavam avaliação negativa e 42% positiva.


Para chegar aos resultados desta segunda-feira, o instituto FSB ouviu 2 mil eleitores entre os dias 22 e 24 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo banco BTG Pactual e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05938/2022.