“FASCISTA EU QUEBRO NO PAU” AFIRMA FERNANDO MINEIRO

Na chegada ao Aeroporto Aluízio Alves, em Natal, a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann foi abordada pelo pré-candidato a vereador Matheus Faustino, para comentar sobre dados de feminicídio durante o governo Lula.

Matheus Faustino, além de pré-candidato, também é ativista do Movimento Brasil Livre (MBL). Ele tem ganhado notoriedade nas redes sociais por provocar políticos de esquerda em lugares públicos e conta com quase 300 mil seguidores no Instagram.

De acordo com imagens de um vídeo circulando nas redes sociais, a presidente do PT foi questionada sobre o que achava do aumento de feminicídio do governo Lula, e inicialmente Gleisi afirmou que os números de feminicídio haviam diminuído, mas ao ser confrontada com os dados reais, esquivou-se de responder. Matheus Faustino logo em seguida começou a gritar no aeroporto, chamando atenção das pessoas que estavam ao redor, gerando um mal-estar que culminou em uma agressão entre o pré-candidato e o deputado federal Fernando Mineiro, que estava acompanhando a deputada.

Em cortes apresentados no vídeo, Fernando Mineiro aparece dizendo, “Fascista eu quebro no pau”. E logo em seguida, no mesmo vídeo, o ativista aparece em frente a uma delegacia dizendo que fez um Boletim de Ocorrência sobre o caso.

A visita a Natal da presidente Nacional do PT, e também deputada federal, tem como objetivo, participar de uma agenda política em apoio à pré-candidatura de Natália Bonavides à prefeitura da cidade, com eventos marcados para esta sexta (15) e sábado (16).

Fernando Mineiro se posicionou através de uma publicação no X (antigo Twitter):

“Hoje a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, foi vítima de ataques misóginos por bolsonaristas no aeroporto de Natal. Eu estava lá para recebê-la e as provocações terminaram em agressões físicas. Não foi a primeira vez que esse grupo agiu dessa forma.

Outras vezes esse mesmo grupo causou provocações em Natal, com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e também com as deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basílio. É um grupo fascista organizado, que invade espaços políticos e agride petistas, principalmente mulheres.

Quem me conhece sabe que prezo pelo diálogo e pelo respeito às divergências mas não podemos tolerar a repetição organizada desse tipo de agressão gratuita e criminosa.

Já estamos tomando as providências cabíveis na Justiça para que esse grupo seja punido por suas atitudes e cessem os ataques contra nós. Não temos medo e não vamos recuar diante de qualquer tipo de agressão que esse ou outros grupos de bolsonaristas venham a fazer.”

Fernando Mineiro, deputado federal – PT/RN