SALATIEL DE SOUZA SERÁ CANDIDATO A PREFEITO DE PARNAMIRIM PELO PL

Salatiel assina ficha de filiação do PL

O desfecho em Parnamirim, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, culminou com a escolha do apresentador Salatiel de Souza como o indicado pelo prefeito Rosano Taveira. Histórico aliado do ex-senador José Agripino Maia, Salatiel, que apresenta o programa Cidade Alerta RN na TV Tropical, afiliada da Rede Record, sai do União Brasil e assina a ficha do PL, do senador Rogério Marinho. Foi uma exigência para o partido bolsonarista ter o fundo partidário prometido e por ter sido Parnamirim a única cidade em que Jair Bolsonaro superou Lula, entre os 167 municípios potiguares. Agripino não gostou da saída de seu “funcionário” da sigla que preside.

O evento, denominado PL Day, aconteceu, na noite desta sexta-feira 22, no Bouganville Recepções, em Nova Parnamirim. Taveira escolheu Salatiel depois da decisão do ministro André Mendonça, do STF, que acolheu recurso e reconheceu a prescrição da pena da Operação Impacto, julgada em 2014 e que determinou a perda dos direitos políticos por 8 anos. Com essa decisão monocrática, Salatiel está apto a se candidatar este ano, até alguém recorrer e derrubar, no plenário do Supremo, a decisão do ministro que ingressou no STF por indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

BOLSOMINION

Rogério Marinho anda enfrentando dificuldades em trazer prefeitos do interior para o PL. O problema é a popularização nacional que hoje, o 22 tem e a lembrança de Bolsonaro, que só chegou a 35% dos votos no Rio Grande do Norte, e perdeu para o presidente Lula em 166 municípios. Parnamirim foi o único que Bolsonaro venceu Lula. Assinar a ficha do PL é contribuir com a munição que o candidato será bolsonarista, numa terra onde os eleitores são mais lulistas. Rogério, mesmo oferecendo o teto do fundo partidário, tem dificuldades.

UNIÃO BRASIL

A vice-prefeita Kátia Pires, que controla o União Brasil em Parnamirim, não havia feito presença no lançamento da candidatura do apresentador Salatiel de Souza. Kátia conversava com aliados e tentava segurar o presidente da Câmara, Wolney França e os vereadores do PSDB em um acordo de marchar unidos.

EXCLUÍDOS

Entre os nomes citados por Taveira, estavam o apresentador Salatiel de Souza, a vice-prefeita Kátia Pires, o presidente da Câmara Wolney França, o secretário chefe da Casa Civil Homero Grec e os vereadores Vavá Azevedo e Irani Guedes. Os dois últimos concordaram com a escolha e vão apoiar Salatiel. Homero será o vice, mesmo não tendo votos e nem simpatia da população. Kátia foi rifada, mesmo tendo direito à reeleição, já que só foi vice um mandato. Wolney, com essa decisão, deve engrossar o PSDB e sair candidato a vereador.