NATAL, A CAPITAL DA EDUCAÇÃO

Sempre acreditei que a educação é a maior ferramenta de transformação social que existe. E essa convicção não veio apenas dos livros, mas sim, da minha própria história. Foi a educação que me deu novas oportunidades, que me tirou da margem e me colocou no centro da vida com propósito, voz e coragem. Por isso, quando sonhei com o projeto “Natal Capital da Educação”, eu não queria criar apenas um evento. Eu queria iniciar um movimento.

A Associação Natal Capital da Educação nasceu como uma iniciativa sem fins lucrativos, apartidária, independente, com uma missão muito clara: fomentar a capacitação docente em todo o estado do Rio Grande do Norte. Não se trata de um projeto político, de interesses pessoais ou de curtíssimo prazo. Trata-se de uma causa que defende como principal bandeira, a valorização do professor por meio da formação continuada.

Nos dias 17 a 26 deste mês, realizamos o nosso primeiro grande marco. Mais de 50 entidades, instituições, associações, empresas, órgãos públicos e privados se uniram para oferecer gratuitamente dezenas de eventos de formação: cursos, workshops, oficinas, mentorias, vivências, treinamentos e rodas de conversas voltados para professores, gestores e estudantes. As atividades aconteceram inicialmente em Natal, mas com o compromisso de se expandirem para todo o estado.

É importante dizer com todas as letras: merenda escolar, infraestrutura e tecnologia são essenciais, sim. Mas nada, absolutamente nada, é mais importante que um professor bem formado, motivado e valorizado. E isso não é uma opinião, são os dados que mostram. Pesquisas nacionais e internacionais apontam que o maior agente de transformação na aprendizagem de um aluno é o seu professor.

Mesmo que o nosso estado ainda não figure entre os melhores do país nos indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB, nós não podemos continuar apenas lamentando. Precisamos agir. E a hora de começar a fazer diferente é agora, porque o futuro que queremos passa pelas mãos dos educadores que temos hoje.

Nossa Associação é formada por uma rede de voluntários de diversas áreas como: pedagogos, psicólogos, médicos, comunicadores, arquitetos, advogados, administradores, professores e tantos outros profissionais que acreditam que educar não é tarefa de um só, mas de todos. O evento deste mês foi só o começo. Durante todo o ano, teremos novas ações, formações, projetos e encontros com um único foco: investir nas pessoas que educam.

Quando a gente forma um bom professor, a gente transforma tudo ao redor dele: a sala de aula, a escola, a comunidade, a cidade. E se Natal quer, de fato, ser reconhecida como a capital da educação, precisamos começar assumindo que esse título não é apenas um nome, mas sim, um compromisso. E é com amor, com trabalho e com coragem que estamos escrevendo essa nova história. Que venha o futuro. Já começamos a construí-lo.

Por Bruno Félix de Araújo