PEÇA DE TEATRO ENSINA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RN


Alunos do ensino fundamental das redes públicas de Natal e Mossoró têm a oportunidade de aprender, de forma lúdica e interativa, conceitos importantes de educação financeira, por meio do espetáculo teatral “Divertimento com Investimentos”. A peça fará 10 apresentações voltadas a estudantes da rede pública, promovendo um primeiro contato com temas essenciais para o desenvolvimento da autonomia financeira.

O show tem início com uma envolvente apresentação teatral, que convida as crianças a subirem ao palco e participarem ativamente da história. Em seguida, o espetáculo continua com jogos de perguntas e respostas sobre finanças, promovendo o aprendizado de forma lúdica e interativa. A programação é especialmente voltada para crianças de 3 a 12 anos.

Ao longo da apresentação, as crianças são incentivadas a repetir o lema: “Poupar pode ajudar no futuro”, reforçando a ideia de que economizar é um passo importante para alcançar estabilidade financeira, inclusive na aposentadoria. Os alunos também aprendem, de forma simples e acessível, o que é investimento e como fazer escolhas de consumo com consciência.

No enredo, um cientista especialista em finanças embarca na missão de ensinar às crianças os segredos dos investimentos e da educação financeira. Ele percebe que muitos alunos enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro de forma consciente e responsável, e decide usar seus conhecimentos para transformar essa realidade.

Ao seu lado está a atrapalhada, porém carismática, personagem Sem Noção, sua fiel ajudante. No entanto, como o próprio nome já indica, Sem Noção vive se metendo em confusões: ela não entende nada de planejamento financeiro e gasta toda a sua mesada logo na primeira semana, caindo em armadilhas comuns do consumo por impulso.

Com muito humor, música e interatividade, a dupla leva o público a refletir sobre hábitos financeiros, mostrando, de forma leve e divertida, a importância de poupar, planejar os gastos e investir com consciência. A cada cena, as crianças se envolvem nas tentativas do cientista de ensinar, enquanto se divertem com as trapalhadas de Sem Noção, que, aos poucos, também começa a aprender o valor do dinheiro.

A iniciativa busca contribuir para a formação de futuros adultos mais preparados para lidar com o dinheiro de forma responsável. “Hoje são crianças, mas serão adultos, e é muito importante a educação financeira para a vida de cada um”, disse Vera Lucia Dantas, diretora da Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros, em Pajuçara, onde aconteceram as primeiras apresentações na capital potiguar.

A abordagem respeita a linguagem e o universo infantil, estimulando a participação ativa dos estudantes durante as sessões. Os artistas Felipe People e Marina Pavan usam roupas coloridas, perucas e fantoches para atrair a atenção das crianças. “Elas [as crianças] sempre ficam muito eufóricas e querem participar e estar com a gente no palco e fazer os jogos, as brincadeiras. Elas participam bastante, quando a gente conversa com elas, elas têm uma receptividade muito boa à peça, ao conteúdo”, explicou Mariana, que interpreta a Sem Noção.

Mariana Pavan explica que às vezes as crianças começam a peça sem saber muito bem o que são finanças. “Elas falam que poupar dinheiro não é importante, mas aí, conforme a gente vai conversando, fazendo as brincadeiras, explicando o conteúdo, elas vão aprendendo e, no final, já estão sabendo tudo bonitinho”, afirmou a artista.

Conforme Felipe People, ator que dá vida ao cientista, a expectativa é de que os alunos levem os conhecimentos para casa, influenciando também o comportamento financeiro de seus lares. “Isso impacta diretamente não só nas crianças, mas também na família, porque tudo que elas aprendem aqui, normalmente vai chegar a informação a pelo menos mais cinco ou seis pessoas dentro de casa”, relatou.

Ruan Andrel é aluno do ensino fundamental e quer juntar dinheiro para comprar uma bicicleta. “Eu tive várias experiências e com essa apresentação aprendi a economizar e não só gastar tudo. Vou economizar dinheiro para juntar e comprar”, revelou enquanto assistia à apresentação.

O aluno Kaique Felix também compartilha da mesma empolgação. “Eu aprendi a não gastar muito dinheiro, porque em caso de emergência você vai precisar de dinheiro depois”, disse.

A peça faz parte do projeto nacional Diverte Teatro Brasil, desenvolvido pela Ciência Divertida Cultural, e tem o objetivo de ensinar, desde cedo, noções de consumo consciente, planejamento financeiro, poupança e crédito a crianças de escolas públicas. As apresentações têm patrocínio da Sicoob. Natal é a 4ª cidade a receber a peça.

Nesta terça-feira (16), a peça vai ser apresentada na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, em Natal. Depois, o projeto segue para Mossoró.