PALESTRA SOBRE A SAÚDE DO HOMEM, MARCOU O DIA INTERNACIONAL DO HOMEM, NO ALTO DO RODRIGUES
















Abrindo a programação alusiva ao Dia Internacional do Homem, comemorado na noite desta segunda-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues (CMA), a secretaria municipal de Saúde, por meio da equipe do Posto de Saúde da Família (PSF-3), proferiu palestra que foi ministrada pelo enfermeiro Welignton Leite.


O plenário da CMA ficou completamente lotado pelos participantes que ouviram atentamente as informações do enfermeiro Welington. Logo após a exposição do tema, foi aberta a discussão ao plenário para que os participantes da mais diversas faixas etárias de idade, pudessem tirar dúvidas por meio de perguntas.

Na palestra foi apresentado com ênfase, um tema de saúde bastante debatido entre os homens na sociedade, que é justamente a próstata.

 Tudo que você precisa saber sobre  próstata com informações do enfermeiro Welington Leite.
A próstata é uma glândula que pertence ao sistema uro-genital, tem o tamanho de uma ameixa (no adulto jovem) e situa-se logo abaixo da bexiga. Para haver a ejaculação, tem que haver a contração da próstata, que mistura o líquido seminal aos espermatozóides.
A partir dos 40 anos de idade, esta glândula sofre um crescimento chamado de hiperplasia prostática. Este crescimento pode acarretar uma obstrução no fluxo da urina, com um quadro de dificuldade progressiva para urinar. Em muitos casos, o homem não consegue segurar e acaba molhando as calças. As dores na região da bexiga costumam ser grandes.
 
Fazer exames de próstata todos os anos, a partir dos 40, é recomendável para acompanhar o crescimento da próstata, que pode variar entre os homens, de acordo com sua genética, raça, alimentação, etc…
O Câncer



É durante esse crescimento que pode se desenvolver câncer de próstata. Os homens, principalmente os com histórico familiar da doença, devem fazer exames anuais para a detecção precoce do tumor, quando ele ainda estiver localizado na glândula. Quanto mais cedo for detectado, mais chances de cura.
Trata-se de um câncer silencioso e muito agressivo. Quanto mais jovem o paciente, mais agressivo ele é.  Pode comprometer inicialmente uma pequena região da próstata, mas com o tempo, torna-se invasivo e metastático, podendo comprometer a bexiga por continuidade e se propagar pelo corpo com metástases para os ossos, pulmões, fígado, etc…
 
Tratamento
Se o câncer não tiver se espalhado, pode-se optar por cirurgia radical com a retirada de toda a próstata, com as vesículas seminais em conjunto, ou a radioterapia como forma menos agressiva.
Se o tumor já não mais pode ser tratado de forma definitiva e curativa, temos a alternativa de um bloqueio hormonal da testosterona, que alimenta este tipo de tumor.
A retirada dos testículos também é uma opção, já que são a maior fonte deste hormônio. Sem a testosterona, o tumor pode ficar sem crescer por anos, até que células cancerosas prostáticas não mais respondam ao estimulo hormonal. A partir daí dá-se uma fase muito difícil, na qual ainda não temos quimioterapia ou outro meio efetivo para combater este tipo de tumor, que já é o inimigo número um do homem pela sua freqüência.
 
A dica é: não tenham preconceito de fazer o exame. Ele é necessário e pode salvar sua vida.



No evento teve também exames de saúde, corte de cabelo e orientação dos profissionais da saúde.


 
Veja os melhores momentos em fotos sobre a Palestra a saúde ao homem 



 (Cizinho )